Perspectivas pedagógicas no espaço acadêmico a partir do melodrama e do circo-teatro brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0105Palavras-chave:
Circo-teatro, Melodrama, Pedagogia do teatro, Processos criativosResumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa doutoral cujo foco de investigação é o processo de criação do espetáculo Por Ti Não Importa Matar ou Morrer, uma livre adaptação de Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu, de Carlos Alberto Soffredini, a partir dos códigos de atuação do melodrama francês e de elementos das artes circenses, realizado no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia em 2015. Para a análise desse processo, foram utilizadas as referências de atuação do circo-teatro brasileiro, tomando como recorte a trajetória do Circo-Teatro Guaraciaba. Esse artigo contextualiza os caminhos pelos quais o teatro passou a fazer parte dos circos no Brasil a fim de dar suporte à compreensão das experiências artísticas e pedagógicas e de traçar um diálogo entre a história do melodrama francês do século XIX e os circos-teatros brasileiros do século XX, evidenciado por meio de reflexões acerca dos modos de aprendizado de circenses da velha guarda e de jovens atrizes e atores nas universidades.
Downloads
Referências
BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos Viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017.
BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
BOLOGNESI, Mario Fernando. Circo e teatro: aproximações e conflitos. Sala Preta, São Paulo, n. 6, p. 9-19, 2006.
BOLOGNESI, Mario Fernando. O novo-velho circo. Moringa – Artes do Espetáculo. João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 55-62, 17 dez. 2018.
BROOKS, Peter. The Melodramátic Imagination: Balzac, Henry James, melodrama, and mode of excess. London: Yale Universit Press., 1995.
CARVALHO DA SILVA, Reginaldo. Dionísio pelos trilhos do trem: circo e teatro no interior da Bahia, Brasil, na primeira metade do século XX. 2014. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia / Université Paris, Salvador / Nanterre, 2014.
CELESTINO, Vicente (intérprete e compositor). Coração Materno. In: CINZAS / Coração materno. Intérprete: Vicente Celesti [S.l.], Victor, 1937. 1 disco 78 RPM.
CHIARADIA, Maria Filomena Vilela. Um estudo de iconografia teatral: primeiros apontamentos metodológicos. Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas, Rio de Janeiro, v. 1,pp. 132-136, 2007.
CIRCONTEÚDO, o portal da diversidade circense, 2009. Página inicial. Disponível em: <https://www.circonteudo.com/>. Acesso em: 15 de ago. 2019.
DAHER, Kátia. Sob o olhar da Sobrete: a linguagem do circo-teatro brasileiro na Cia. Os Fofo Encenam. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
DUARTE, Fernanda Jannuzzelli. Circo-Teatro através dos tempos: cena e atuação no Pavilhão Arethuzza e no Circo de Teatro Tubinho. 2015. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Campinas, Campinas: UNICAMP, 2015.
DUARTE, Regina Horta. Noites Circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
FORBES, Jill. O Boulevard do Crime (Les enfants du Paradis). Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
GAULIER, Philippe. La Torturadora y Tres Obras De Teatro. Paris : Éditions Filmiko, 2009.
GUARACIABA, Circo-Teatro. A Paixão no Circo. Youtube. 25 de set. de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BFbuPNZLYqY&feature=youtu.be. Acesso em: 10 de jan. de 2020.
HUPPES, Ivete. Melodrama: o gênero e sua permanência. Cotia: Ateliê Editorial, 2000.
LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: Uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: SENAC/SESC, 2010.
LISBÔA, Eliane Tejera. A teatralidade na dramaturgia lírico-épica de Carlos Alberto Soffredini. 2001. Tese de Doutorado – Universidade Estadual de Campinas, Campinas: UNICAMP, 2001.
MAVRUDIS, Sula Kyriacos (org.). 36 textos de dramaturgia circo-teatro: drama e comédia. Belo Horizonte, Cena Minas, 2012.
MERISIO, Paulo. O espaço cênico no circo-teatro: caminhos para a cena contemporânea. 1999. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.
MERISIO, Paulo. Um estudo sobre o modo melodramático de interpretar: o circo-teatro no Brasil nas décadas de 1970 a 1980 como fonte para laboratórios experimentais. 2005. Tese de Doutorado em Artes – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: UNIRIO, 2005.
PIMENTA, Daniele. Antenor Pimenta e o Circo-Teatro Rosário: uma história do Circo-Teatro no Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
PIMENTA, Daniele. A dramaturgia circense: conformação, persistência e transformações. 2009. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
QUIALHEIRO, Maria De Maria. A contemporaneidade da interpretação melodramática: um olhar à luz de Almodóvar. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
QUIALHEIRO, Maria De Maria. Perspectivas melodramáticas na formação de atrizes e de atores: um olhar pelo viés do circo-teatro brasileiro. 2020. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2020.
REIS, Angela de Castro. Aprendizado atorial em âmbito familiar: paralelos entre o “teatro antigo” e o circo tradicional no Brasil. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais SNH/ANPUH, Florianópolis, s/p, 2015.
SILVA, Daniel Marques. O palhaço negro que dançou a chula para o Marechal de Ferro: Benjamim de Oliveira e a consolidação do circo-teatro no Brasil – mecanismos e estratégias artísticas como forma de integração social da Belle Époque carioca. 2004. Tese (Doutorado em Teatro) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
SILVA, Ermínia. As múltiplas linguagens na teatralidade circense: Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no final do século XIX e início do XX. 2003. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
SILVA, Ermínia. Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo, Altana, 2007.
SILVA, Ermínia. Circo-Teatro: É Teatro No Circo. In: V Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2009, São Paulo. Anais da V Reunião Científica da ABRACE, São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, v. 10, n. 1, s/p, 2009b.
SOFFREDINI, Carlos Alberto. De um trabalhador sobre o seu trabalho. Revista Teatro, São Paulo, ano I, n. 0, pp. 3-8, jun./jul. 1980.
THOMASSEAU, Jean-Marie. O Melodrama. Tradução de Claudia Braga e Jacqueline Penjon. São Paulo, Perspectiva, 2005.
THOMASSEAU, Jean-Marie. Mélodramatiques. Saint-Denis, Presses Universitaires de Vincennes, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)