Representação Circense em 'Chapadão do Bugre', de Mário Palmério
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0203Palavras-chave:
Representação circense, Circo, MemóriaResumo
Este artigo propõe-se a refletir a importância das fontes de pesquisa em artes cênicas, principalmente, sobre artes circenses, e, a partir de então, apresentar e analisar o uso de fontes literárias nas representações sobre circo. Para isso, lança um olhar acerca da obra Chapadão do Bugre, de Mário Palmério, escritor mineiro, que, em vasta obra retrata a vida nos rincões de Minas Gerais. Em sua narrativa, o autor soube tematizar a chegada do circo, num distante povoado, e, assim, por meio de uma representação literária, aproximar-se de temas debatidos em pesquisas sobre história circense.
Downloads
Referências
BOLOGNESI. Mário Fernando. O Novo Velho Circo. Revista Moringa. João Pessoa: UFPB, V. 9, n. 2, jul./dez. 2018, p. 55 a 62.
CHARTIER, Roger. A Construção Estética da Realidade - vagabundos e pícaros na Idade Moderna. Tempo, Rio de Janeiro, vol. 9, n. 17, p. 1-19, 2004.
FONSECA, André Azevedo da. A Construção do Mito Mário Palmério: um estudo sobre a ascensão social e política do autor de ‘Vila dos Confins’. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.
LOURENÇO, Luís. A. Bustamante. A oeste das Minas: escravos, índios e homens livres numa fronteira oitocentista. Triângulo Mineiro (1750-1860). Uberlândia: EdUFU, 2005.
MARRA, Bárbara Rodrigues Pereira & BORGES FILHO, Oziris. A Construção do Espaço no Livro Chapadão do Bugre e da Identidade de Seu Personagem Principal, José de Arimatéia. In: Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.131-142 /2021.
MERISIO, Paulo R. Pontos de confluência entre espaço cênico, dramaturgia e cena nos circos-teatros. Folhetim, Rio de Janeiro, v. 5, p. 22-33, 1999.
PALMÉRIO, Mário. Chapadão do Bugre. 10ª ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1982.
PCZZUOL. Aynara L. Maquiagem teatral na construção do personagem. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2018.
SILVA, Ermínia. Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.
TEIXEIRA, Edelweiss. O Triângulo Mineiro nos Oitocentos: séculos XVIII e XIX. Uberaba: Intergraff Editora, 2001.
VINAUD, Naiara Cristina Azevedo. Nos Confins dos Chapadões Sertanejos: pensamento geográfico em Mário Palmério. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)