Augusto Rodrigues Duarte: um palhaço entre versos, jornais e jocosidades no Brasil oitocentista
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0106Palavras-chave:
Palhaço, Comicidade, Circo, HistóriaResumo
Entre a vasta produção circense no Brasil do século XIX, a atuação dos palhaços e, portanto, a comicidade tinham presença marcante nos espetáculos. Nesse sentido, este artigo visa apresentar e analisar parte da atuação do palhaço Augusto Rodrigues Duarte, acessar a multiplicidade de suas apresentações e a mistura de expressões e técnicas que ele mobilizou em suas realizações artísticas no diversificado e complexo cenário da comicidade circense do período. Para tanto, realizou-se o levantamento e cruzamento de diferentes fontes, principalmente jornais oitocentistas, que foram consultados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (RJ). Desse modo, este estudo se dedica à produção profissional de Augusto Rodrigues Duarte, artista pouco conhecido pela bibliografia dedicada ao tema, e a divulgar e ampliar o entendimento da produção da comicidade no século XIX e seus artistas para além de palhaços da época já contemplados com estudos e publicações diversas.
Downloads
Referências
A FOLHA NOVA, Rio de Janeiro, 19/05/1885.
A NAÇÃO, Rio de Janeiro, 06/08/1872, 02/09/1872, 08/09/1872.
A REPÚBLICA, Rio de Janeiro, 08/09/1872.
ABREU, Martha; DANTAS, Carolina. Monteiro Lopes e Eduardo das Neves: histórias não contadas da primeira República. Niterói: Eduff, 2020.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
CERTEAU, Michael de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
CORREIO MERCANTIL, Rio de Janeiro, 29/08/1857, 17/01/1858, 24/04/1858, 25/03/1860, 28/04/1860, 17/05/1862, 08/12/1862, 16/12/1862, 12/12/1863, 21/02/1864, 17/06/1864, 27/10/1864, 28/10/1864, 17/11/1864, 19/11/1864, 03/06/1865, 25/10/1865, 25/01/1866, 27/01/1866, 06/04/1867.
CORREIO PAULISTANO, São Paulo, 13/12/1872, 29/04/1875, 08/05/1875, 14/05/1875.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Rio de Janeiro, 04/07/1872, 11/07/1872, 28/07/1872, 01/09/1872.
DIÁRIO DE SÃO PAULO, São Paulo, 01/01/1873.
DIÁRIO DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro, 25/05/1864, 13/02/1866, 09/09/1872, 05/11/1875.
DUARTE. Regina Horta. O circo em cartaz. Belo Horizonte: Einthoven Científica Ltda., 2001.
ECHO DA NAÇÃO, Rio de Janeiro, 23/06/1861.
JORNAL DO COMÉRCIO, Rio de Janeiro, 28/04/1866, 07/03/1872, 24/04/1872, 04/05/1872, 27/06/1872, 17/07/1872, 23/10/1875, 07/06/1877, 22/08/1877.
LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Ermínia. Circos e palhaços no Rio de Janeiro: Império. Rio de Janeiro: Grupo Off-Sina, 2015.
LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Ermínia. Um Brasil de circos: a produção da linguagem circense do século XIX aos anos de 1930. Campinas: Produção Autoral – Circonteudo, 2022a.
LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Ermínia. Entre pilherias, chistes e jocosidades: as múltiplas facetas dos palhaços no Brasil do século XIX. Dramaturgias (LADI-UNB), v. 1, n. 21, p. 110-130, 2022b. Acesso em: 03 jan. 2023. ISSN: 2525-9105.
LUCA, Tania Regina de. História do, nos e por meio dos periódicos. In: PÍNSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008. p. 111-153.
O GLOBO, Rio de Janeiro, 24/07/1875.
O MEQUETREFE, Rio de Janeiro, 22/07/1875, 29/07/1875.
O MERCANTIL, Rio de Janeiro, 09/09/1876, 24/04/1885.
ONTAÑÓN, Teresa Barragán; DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Educação Física e atividades circenses: o estado da arte. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 02, p. 149-168, abr./jun. de 2012. Acesso em: 07 dez. 2022.
ROCHA, Gilmar. Circo no Brasil – Estado da Arte. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, v. 1, n. 70, p. 51-70, 2010.
Acesso em: 03 dez. 2022. DOI: https:/doi.org/10.17666/bib84.
SILVA, Ermínia. Circo – Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Itaú Cultural; Editora WMF Martins Fontes, 2022.
SILVA, Ermínia; MELO FILHO, Celso Amâncio. Palhaços excêntricos musicais. Rio de Janeiro: Grupo Off-Sina, 2014.
TAMAOKI, Verônica (org.). O diário de Polydoro. São Paulo: Centro de Memória do Circo, 2020.
VILELA, Ivan. Cantando a própria história: música Caipira e enraizamento. São Paulo: Edusp, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)