As particularidades do circo de rua: uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0301Palavras-chave:
circos, formação circense, prática de ensinoResumo
A rua apresenta-se ao artista circense como uma possibilidade de atuação democrática. Entretanto, ela requer conhecimentos específicos que nem sempre são oferecidos pelos espaços formativos. Apresento, aqui, um relato de experiência de pesquisa realizada no Summer Seminar Writing (about/on/with/at/the) Contemporary Circus, na Universidade de Concordia, em Montreal (Canadá). A experiência consistiu em submeter uma artista de circo com bom domínio de sua modalidade, mas sem experiência de circo de rua, a três incursões em um espaço público. Após cada incursão, a artista teve a colaboração de uma artista de rua experiente para readequar sua apresentação. Sem a pretensão de oferecer um manual de instruções ou determinar formas de atuação, busco refletir sobre a articulação da teoria com a prática, debatendo, ainda, alguns aspectos da práxis do circo de rua.
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Referências
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