Global Water Dances em Viçosa/MG: dança e ativismo ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0207Palavras-chave:
global water dances, dança, água, preservação ambiental, trabalho colaborativoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos das ações de um projeto de extensão em dança, cuja proposta foi participar do evento internacional Global Water Dances 2021 – envolvendo os participantes no processo de planejamento, ensaios, produção e apresentação –, no intuito de conscientizar e sensibilizar sobre a importância da água para a preservação da vida. A dança foi abordada nesse contexto como articuladora da relação corpo-ambiente e em seu caráter político, no sentido de possibilitar abertura para novas configurações sociais. A partir da análise dos impactos das ações do projeto, a dança foi reconhecida como uma epistemologia que possibilitou sensibilização e mobilização social, assim como a construção de um sentido de comunidade.
Downloads
Referências
CAVALCANTI, Raquel Pires. A presença da Educação Somática no processo de ensino-aprendizagem em dança: transformações, desafios e perspectivas. In I ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS SOMÁTICAS E DANÇA, Anais..., Brasília: Ed. IFB, 2019, p. 189-200. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/editoraifb/issue/view/113. Acesso em: 11 jul. 2023.
DIAS, Silvano Souza. Os usos da água, urbanização e conflitos ambientais em Viçosa-MG: reflexões acerca das discussões realizadas no processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Viçosa-MG. 2010. Monografia (Bacharelado em Geografia) Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2010.
DUTRA, Lidiane Fonseca. Diálogo entre arte e ecologia através das obras de Tarsila do Amaral e Frans Krajcberg. Rio Grande do Sul: Revista Didática Sistêmica, v. 12, p. 44-54, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1561. Acesso em: 25 fev. 2023.
HEWITT, Andrew. Social Choreography: Ideology as Performance in Dance and Everyday Movement. Durham/London: Duke UNiversity Press, 2005.
Launay, Isabelle; WAVELET, Christophe. Entrevista com Isabelle Launay. In: LIMA, Daniella. Gesto: práticas e discursos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2013.
LEPECKI, A. Coreo-política e coreo-polícia. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 41-60, jan./jun. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8034.2011v13n1-2p41. Acesso em: 27 fev. 2023.
LIMA, Daniella. Gesto: práticas e discursos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2013.
MATURANA, Humberto. Reflexões sobre o amor, 1985. In MATURANA, Humberto; MAGRO, Cristina; GRACIANO, Miriam; VAZ, Nelson (Org.). A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
MARTIN, Randy. Critical Moves: Dance Studies in Theory and Politics. Durham: Duke University Press, 1998.
QUILICI, Cassiano Sydow; OKAMOTO, Eduardo; MORAES, Juliana Martins Rodrigues. Texto de Abertura. Conceição, Campinas, v. 10, p. 1-2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conce.v10i00.8667976. Acesso em: 10 fev. 2023.
RICHMOND, Courtney; BIRD, Kaylee. Dance teaching pedagogy: A time for change. Dance Research Aotearoa, n. 6, p. 129-145, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15663/dra.v6i0.84. Acesso em: 03 fev. 2023.
RIOS NETO, Antônio Sales. Maturana: sem cooperação e alteridade, não há futuro. Revista Outras Palavras, São Paulo, dez. 2021. Disponível em: https://outraspalavras.net. Acesso em: 21 set. 2022.
SHAPIRO, Sherry Badger. Dance as activism: The power to envision, move and change. Dance Research Aotearoa, n. 4, p. 03-33, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15663/dra.v4i1.53. Acesso em: 03 fev. 2023.
VIANA, Lucas José Ferreira; SAITO, Youlia KameiL; BENHAME, Mateus Ribeiro; FERREIRA, Ítalo Oliveira. Análises do acúmulo de sedimentos em um represamento do ribeirão São Bartolomeu no município de Viçosa– MG. In: GOMES, Ingrid Aparecida (org.). A Produção do Conhecimento nas Ciências Exatas e da Terra 2 [recurso eletrônico]. Viçosa: Atena Editora, 2019. p. 58-70. Disponível em: https://doi.org/10.22533/at.ed.3951904047.
Sites da Internet
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/vicosa/panorama (Acesso em: 12 nov. 2020).
https://www.ufrgs.br/divulgacaodaciencia/2016/07/16/ciencia-do-solo-pedologia-o-que-e/ (Acesso em: 12 nov. 2020).
http://globalwaterdances.org/ (Acesso em: 12 nov. 2020; 15 mar. 2021 e 13 fev. 2023).
http://www.saaevicosa.mg.gov.br/noticias/item/37-decreto-oficializa-criacao-da-apa-sao-bartolomeu (Acesso em: 12 nov. 2020).
https://www.acaatinga.org.br/o-que-e-assoreamento/ (Acesso em 08 nov. 2020).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)