Sensorialidade no espaço cênico: Vestido de Noiva | Roda Viva | Trate-me Leão
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0114Palavras-chave:
Cenografia, Arquitetura sensorial, Vestido de Noiva, Roda Viva, Trate-me LeãoResumo
O artigo trata a sensorialidade na condição de atributo dos espaços cênicos e arquitetônicos onde aconteceram montagens das peças Vestido de Noiva, Roda Viva e Trate-me Leão, as quais foram encenadas no Rio de Janeiro no Theatro Municipal em 1943, no Teatro Princesa Isabel em 1968, e no Teatro Dulcina em 1977, respectivamente. Apresentamos a forma sob a qual a “sensorialidade” promoveu a quebra da “quarta parede”, buscando demonstrar que tal situação proporcionou aos espectadores excepcional experiência imersiva que se tornou de interesse histórico. Destacamos que os teatros onde as três peças estrearam possuem palcos do tipo italiano; além disso, ressaltamos que, àqueles tempos ditatoriais, as referidas montagens de Roda Viva e Trate-me Leão foram censuradas e os atores foram vítimas de violência e agressões.
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