Trilogia Sul Invertido: a criação de textos teatrais a partir de olhares do sul do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0108Palavras-chave:
Texto teatral, dramaturgia, teatro brasileiro, Rio Grande do SulResumo
Este artigo discorre sobre o ponto de partida para a criação dos textos teatrais da Trilogia Sul Invertido: a região sul do estado do Rio Grande do Sul. Através da observação das três peças e de suas respectivas gêneses, apresenta-se a forma como este pano de fundo aparece nas obras. A coletânea, escrita por Ingrid Duarte, Mario Celso e Thalles Echeverry, docentes egressos da Universidade Federal de Pelotas, foi lançada durante a pandemia da COVID-19, com recursos advindos da Lei Federal n.º 14.017 (Lei Aldir Blanc). O trabalho reflete ainda sobre a virada do olhar para além da capital, voltando-se a cidades localizadas fora do eixo metropolitano, e demonstra a importância da criação de espaços de formação e fomento à escrita teatral, em especial para novos autores.
Downloads
Referências
BECKER, Aline Maiara; ALBUCEZZE, Ana Luiza de Almeida. Pontos turísticos. Jaguarão: Prefeitura de Jaguarão, 2022. Disponível em: https://www.jaguarao.rs.gov.br/pontos-turisticos-de-jaguarao/. Acesso em: 12 jun. 2022.
CARTUM, Marcos. A visão de um espectador-Para aprender a olhar a cidade. Só ela?. Sala Preta, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 264-266, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57510/60544. Acesso em: 13 jun. 2022.
CONVERSA dramática - Trilogia Sul Invertido (LIVE - 21/07/2021 - às 19h). Pelotas: [s. n.], 2021. 1 vídeo (87 min 30s). Publicado pelo canal Leituras do drama contemporâneo. Disponível em: https://youtu.be/-KlUiosB0Ck. Acesso em: 12 jun. 2022.
CURSO DE TEATRO-LICENCIATURA NOTURNO. Projeto pedagógico. Pelotas: Centro de Artes - Universidade Federal de Pelotas, 2022. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/teatro/files/2022/04/PPC-Teatro-Noturno-28.02.2022_com-anexos-2.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022.
DEMORI, Juliana Canali; MASSA, Clóvis Dias. Um estudo cartográfico da cena teatral do interior do Estado do Rio Grande do Sul. In: FAGUNDES, Patricia; DANTAS, Mônica Fagundes; MORAES, Andréa (Orgs.). Pesquisa em artes cênicas em tempos distópicos: rupturas, distanciamentos e proximidades. Porto Alegre: PPGAC-UFRGS/Faísca Design Jr., Cap. 18., p. 333-347, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/224177/001128432.pdf?sequence=1. Acesso em: 03 jun. 2022.
DUARTE, Ingrid. Dengô: O encontro de Aysha e Gazânia. In: PEREIRA JUNIOR, Mario Celso (org.). Trilogia Sul Invertido: coletânea de textos teatrais. Pelotas: [s. n.], p. 07-42, 2021. E-book. Disponível em: https://4cedb0c3-1d59-4d9a-a03a-3d8f1e1acd30.filesusr.com/ugd/5600fe_6d8d745801b7423dad32e92d2b0ec6cb.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.
ECHEVERRY, Thalles. Entranhas: aqui ao menos estamos sós. In: PEREIRA JUNIOR, Mario Celso (org.). Trilogia Sul Invertido: coletânea de textos teatrais. Pelotas: [s. n.], p. 79-115, 2021. E-book. Disponível em: https://4cedb0c3-1d59-4d9a-a03a-3d8f1e1acd30.filesusr.com/ugd/5600fe_6d8d745801b7423dad32e92d2b0ec6cb.pdf.
Acesso em: 12 jun. 2022.
FERREIRA, Taís. Pelo devir de uma historiografia do teatro gaúcho. Ometeca (Corrales, N.M., EUA), v. 19-20, p. 238-260, 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/29213395/Pelo_devir_de_uma_historiografia_do_teatro_ga%C3%BAcho_2014_. Acesso em: 05 jun. 2022.
FUNDAÇÃO MARCOPOLO; SEDAC. Edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas. Conforme chamada pública SEDAC 12/2020, seleciona projetos culturais que desenvolvam atividades em quaisquer áreas e linguagens artísticas da cultura. Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, 2021
HESSEL, Lothar. O teatro no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1999.
PEREIRA JUNIOR, Mario Celso. Quadrado de três pontas ou O que se passa entre o oi e o adeus para a despedida doer tanto?. In: PEREIRA JUNIOR, Mario Celso (org.). Trilogia Sul Invertido: coletânea de textos teatrais. Pelotas: [s. n.], p. 43-78, 2021a. E-book. Disponível em: https://4cedb0c3-1d59-4d9a-a03a-3d8f1e1acd30.filesusr.com/ugd/5600fe_6d8d745801b7423dad32e92d2b0ec6cb.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.
PEREIRA JUNIOR, Mario Celso (org.). Trilogia Sul Invertido: coletânea de textos teatrais. Pelotas: [s. n.], 2021b. E-book. Disponível em: https://4cedb0c3-1d59-4d9a-a03a-3d8f1e1acd30.filesusr.com/ugd/5600fe_6d8d745801b7423dad32e92d2b0ec6cb.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.
PEREIRA, Regilan Deusamar Barbosa. A concepção de Cenografia que cria diferentes conexões entre edifício teatral e cidade. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, ago./set. 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18147/11932. Acesso em: 13 jun. 2022.
SALES, Carla Monteiro. Cartografia, arte e visões de mundo na reprodução do “mapa invertido da América do Sul”. Espaço e Cultura, n. 39, p. 157-174, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/31756/22483. Acesso em: 12 jun. 2022.
TORRES GARCÍA, Joaquín. La Escuela del Sur - Lección 30. In: TORRES GARCÍA, Joaquín. Universalismo Constructivo. Buenos Aires: Ed. Poseidón, p. 213-219, 1944.
TRILOGIA SUL INVERTIDO. Leitura dramática do texto “DENGÔ: O encontro de Aysha e Gazânia”, de Ingrid Duarte. Pelotas, 02 ago. 2021a. Instagram: @trilogiasultinvertido. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CSFnSkFAPuZ/?utm_source=ig_web_copy_link. Acesso em: 13 jun. 2022.
TRILOGIA SUL INVERTIDO. Leitura dramática do texto “ENTRANHAS: aqui ao menos estamos sós”, de Thalles Echeverry. Pelotas, 01 ago. 2021b. Instagram: @trilogiasultinvertido. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CSDJr56AzDx/?utm_source=ig_web_copy_link. Acesso em: 13 jun. 2022.
TRILOGIA SUL INVERTIDO. Leitura dramática do texto “Quadrado de três pontas”, de Mario Celso. Pelotas, 03 ago. 2021c. Instagram: @trilogiasultinvertido. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CSISFKuA2o7/?utm_source=ig_web_copy_link. Acesso em: 13 jun. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)