Diálogos entre a criação de vídeos cômicos no TikTok e o conceito de gag na palhaçaria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0200

Palavras-chave:

Palhaçaria, Gag, TikTok, Imitação, Comicidade

Resumo

O presente estudo teve por objetivo traçar um diálogo entre o processo de criação de vídeos cômicos no TikTok e o conceito da gag na palhaçaria, buscando refletir sobre as diferentes possibilidades de construção do efeito cômico no cruzamento entre as práticas da palhaçaria e dos vídeos curtos. Como ponto de partida fez-se uso de minha experiência com a criação de vídeos na plataforma, provocando-me questionamentos em torno do recurso da imitação – elemento característico da criação de vídeos curtos – e das diferentes versões produzidas por meio da apropriação de outras piadas. A partir de investigações teóricas, empreendeu-se na discussão sobre os conceitos da gag, do meme da internet e da comicidade para contextualizar o relato de três experimentos realizados pela palhaça Hipotenusa – de interpretação própria – buscando contribuir com os estudos sobre a criação cômica nos meios digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Vaz, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Artes pela UnB. Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC/SP - EAD. Bacharel em Artes Cênicas pela UnB. Professora no curso de Bacharelado em Teatro do IESB.

Referências

ALBO-COS, Úrsula. Cambio de perspectiva, comedia e interseccionalidad de #Esperancita en TikTok. Virtualis,11 (21), 52-67. ISSN 2007-2678, 2020.

BALDUCCI, Anthony. The funny parts: A history of film comedy routines and gags. McFarland, 2014.

BARBOSA, Ana Carolina Carvalho Torres. Discussões sobre a noção de autoria no palhaço. VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas-ABRACE. 2010. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3488. Acesso em 13 março. 2022.

BERGSON, Henri. O riso: Ensaio sobre o significado do cômico. Trad. Maria Adriana Camargo Cappello. São Paulo: Edipro, 2018.

BERNAL, Óscar C. O corpo invisível: teatro e tecnologias da imagem. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 11, p. 177-189, 2018. DOI: 10.5965/1414573102112008177. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008177. Acesso em: 14 maio 2022.

BOUISSAC, Paul. The Semiotics of clowns and clowning: rituals of transgression and the theory of laughter. Bloomsbury Publishing, 2015.

CANALTECH. Tudo sobre TikTok. Disponível em: <https://canaltech.com.br/empresa/tiktok/>. Acesso em: 10 abr. 2022.

CARDOSO, Cristina. Quem não se comunica… se trumbica. Boca Larga: tempos de pandemia. São Paulo, v. 8, n. 1, p. 30-31, mai. 2020. Disponível em: https://doutoresdaalegria.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Boca-Larga-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.

KASPER, Kátia Maria. Experimentações clownescas: os palhaços e a criação de possibilidades de vida. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP: [s.n.], 2004.

NASCIMENTO, Elaine Cristina Maia. Comicidade feminina: as possibilidades de construção do cômico no trabalho de mulheres palhaças. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2014.

REIS, Demian M. Caçadores de risos: o maravilhoso mundo da palhaçaria. Salvador: EDUFBA, 2013.

SHIFMAN, Limor. Memes in a digital world: Reconciling with a conceptual troublemaker. Journal of computer-mediated communication, v. 18, n. 3, p. 362-377, 2013.

SOARES, Ana Lúcia Martins (Ana Achcar). Palhaço de hospital: proposta metodológica de formação. 2007. Tese (Doutorado em Teatro) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2007.

TABACARU, Sabina. Uma visão geral das Teorias do Humor: aplicação da Incongruência e da Superioridade ao sarcasmo. Trad. Douglas Rabelo de Sousa, Maria Gabriela Rodrigues de Castro, Winola Weiss Pires Cunha, Filipe Mantovani Ferreira. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 9, p. 115-136, dez.2015.

TIKTOK. Soluções criativas: o guia completo. Disponível em: https://www.tiktok.com/business/pt-BR/blog/tiktok-creative-ultimate-guide. Acesso em: 3 abr. 2022.

ZULLI, Diana; ZULLI, David James. Extending the Internet meme: Conceptualizing technological mimesis and imitation publics on the TikTok platform. New Media & Society, p. 1461444820983603, 2020.

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

VAZ, Ana Cristina. Diálogos entre a criação de vídeos cômicos no TikTok e o conceito de gag na palhaçaria. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0200. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22105. Acesso em: 22 nov. 2024.