Entre como poética do acontecimento teatral
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0107Palavras-chave:
artes cênicas, arte - filosofia, acontecimento teatralResumo
O presente texto reflete sobre a noção de entre como poética do acontecimento teatral. A partir das artes cênicas e da filosofia, o entre é compreendido neste trabalho como trama dos corpos e do acontecimento artístico, agindo como força relacional. O entre se apresenta como conflito e contágio, mas também como ponte extensiva e lugar tanto para os corpos (de atores e de espectadores), quanto para o acontecimento teatral.
Downloads
Referências
ARANCIBIA, Ivan Flores. De la metaxología. El problema del entre en el pensamiento contemporâneo. Tese de doutorado apresentada ao Departamento de Filosofia da Universidade Autonoma de Barcelona, 2017.
ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida/Antonin Artaud. Org. J. Guinsburg, Sílvia Fernandes Telesi e Antonio Mercado Neto, 2014.
ARTAUD, Antonin. O teatro e o seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
DERDYK, Edith. Linha do horizonte: por uma poética do ato criador. São Paulo: Escuta, 2001.
DUBATTI, Jorge. Filosofia del teatro II: Cuerpo poético y función ontológica. Buenos Aires: Atuel, 2010.
DUBATTI, Jorge. Introdução a uma filosofia do teatro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016.
FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, estado Cênico. Contrapontos, Rio de Janeiro, v. 10, p. 321-326, set. 2010.
FAGUNDES, Patrícia. O teatro como um estado de encontro. Cena, Porto Alegre, v. 7, p. 31-41, 2009.
FAGUNDES, Patrícia. O diretor como Artista Relacional. Cena, Porto Alegre, v. 20, p. 159-167, 2016.
LAZZARETI, Angelene. E N T R E: a trama dos corpos e do acontecimento teatral. 2019. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
MATTOS, Ricardo Mendes. A poética de Roberto Piva nos manifestos de 1962. Revista Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, UFRJ, v. 7, n. 13, 2015.
NANCY, Jean-Luc. Corpo, fora. Rio de Janeiro: 7 Letras. 2015.
NANCY, Jean-Luc. Ser singular plural. Madrid: Arena Libros, 2006.
VIRMAUX, Alain. Artaud e o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)