A cena americana de Mary Overlie e a origem do Six Viewpoints
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0108Palavras-chave:
Six Viewpoints, Mary Overlie, Grand Union, Mabou MinesResumo
Em maior ou menor grau, a improvisação é elemento inerente das artes cênicas. No entanto, os conceitos que orientam a construção de enunciados de improvisação refletem os valores e os conceitos de sua época. O Six Viewpoints, sistema de improvisação articulado por Mary Overlie, foi tornado público em 1978 e desde então veio se consolidando, e hoje participa da formação de muitos artistas no Brasil. Sua origem, no entanto, não está dissociada de suas circunstâncias históricas. Nesse artigo de caráter biográfico, buscou-se a conexão entre a prática e a teoria, desenhando alguns traços da trajetória da artista Mary Overlie desde sua infância em Montana até 1980, em Nova Iorque.
Downloads
Referências
BANES, Sally. Grand Union: Presentation of everyday life as dance. Dance Research Journal, vol.10, No. 2, p.43-49, 1978a.
BANES, Sally. II Mary’s Overlie Painter’s Dream. Dance-magazine. November, 1978b. Disponível em:
http://archive.thekitchen.org/wp-content/uploads/2017/01/Dance-Magazine-Review.pdf Acesso em: 15 out. 2021.
BARLIANT, Claire. 112 Greene Street. The Paris Review Daily, 2012. Disponível em: https://www.theparisreview.org/blog/2012/07/25/112-greene-street/ Acesso em: 15 out. 2021.
BOGART, Anne. Conversations with Anne – twenty-four interviews. New York City: Theatre Communications Group - TCG, 2012.
COHN, Ruby. Mabou mines' translations of Beckett. In: Alan Warren Friedman, Charles Rossman, Dina Sherzer. Beckett translating/translating Beckett. University Park: Pensilvania State University Press, 1987, p.175-180.
CRAWFORF, Jane. Gordon Matta-Clark: In Context, p. 112 - catálogo da exposição Gordon Matta-Clark, que aconteceu na David Zwirner Gallery de 6 de junho a 19 de outubro de 2008. Disponível em: http://www.davidzwirner.com Acesso em: 15 out. 2021.
FISCHER, Iris Smith. Mabou Mines - Making avant-garde theater in 1970s. Ann Harbor: University of Michigan Press, 2012.
FOX, Terry Curtis. A Voice of his Own. Village Voice. New York City, out. 1978. p.67. Disponível em:
https://news.google.com/newspapers?nid=1299&dat=19780731&id=eA4QAAAAIBAJ&sjid=aosDAAAAIBAJ&pg=6501,2350604 Acesso em: 15 out. 2021.
GUSSOW, Mel. David Warrilow, 60, an actor who interpreted Beckett dies. New York City: New York Times, ago. 1995. Disponível em:
https://www.nytimes.com/1995/08/29/obituaries/david-warrilow-60-an-actor-who-interpreted-beckett-dies.html Acesso em: 15 out. 2021.
KRISTEVA, Julia. Le génie feminine, la vie, la folie, les mots (tomo III). Colette. Paris: Fayard, 2002.
OVERLIE, Mary. Standing in space: the Six Viewpoints theory & practice. Billings: Artcraft Printers, 2016.
PERRON, W. Through the eye of a dancer: select writings. Connecticut: Wesleyan University Press, 2013.
PIRSIG, Robert. Zen and the art of motorcycle maintenance. New York: Willian Morrow & Company Inc., 1999.
PRECIOSO. Daniel. Os Diggers de San Francisco nos sixties: apropriações de um movimento inglês seiscentista. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, v. 12, no. 2, p.116-138, 2018.
RINALDI, Miriam. Viewpoints Teoria e Prática. Tese (Doutorado em Teatro) – Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em:
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-06022018-094418/pt-br.php Acesso em: 15 out. 2021.
SCHONTZLER, Gail. Montana’s legendary art pioneer: Bob and Gennie DeWeese. Bozeman Daily Chronicle. Bozeman: dez. 2011. Disponível em https://www.bozemandailychronicle.com/100/newsmakers/article_1c0afdfc-2ebe-11e1-b4ab-001871e3ce6c.html?mode=print Acesso em: 15 out. 2021.
SOMMER, Sally R. Mary Overlie – I was a wild Indian who happened to dance. The Drama Review, New York City: v. 24, n. 4, 1980.
The Camera in the body’s hands: Painter’s Dream. (Sem créditos). New York City: New York Public Library for Performing Arts, Jerome Robbins Dance Division. DVD, de U.S. Channel D, 1978, 32 minutos. Identificador: RLIN/OCLC: NYPY96-F524 - NYPL catalog ID (B-number): b12684594 - Universal Unique Identifier (UUID): 18162fc0-7af1-0135-6f8a-0690c79455ae.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)