A cena americana de Mary Overlie e a origem do Six Viewpoints

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0108

Palavras-chave:

Six Viewpoints, Mary Overlie, Grand Union, Mabou Mines

Resumo

Em maior ou menor grau, a improvisação é elemento inerente das artes cênicas. No entanto, os conceitos que orientam a construção de enunciados de improvisação refletem os valores e os conceitos de sua época. O Six Viewpoints, sistema de improvisação articulado por Mary Overlie, foi tornado público em 1978 e desde então veio se consolidando, e hoje participa da formação de muitos artistas no Brasil. Sua origem, no entanto, não está dissociada de suas circunstâncias históricas. Nesse artigo de caráter biográfico, buscou-se a conexão entre a prática e a teoria, desenhando alguns traços da trajetória da artista Mary Overlie desde sua infância em Montana até 1980, em Nova Iorque.

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Biografia do Autor

Miriam Rinaldi

Doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestrado pela mesma universidade. Graduada em Educação Artística com Habilitação em Teatro pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP).

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

RINALDI, Miriam. A cena americana de Mary Overlie e a origem do Six Viewpoints. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–31, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0108. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21009. Acesso em: 22 dez. 2024.