Cena, produção e moqueca: o teatro baiano contemporâneo do Dimenti (1998-2012)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0207

Palavras-chave:

Teatro, Dança, Dimenti, Bahia, Nordeste

Resumo

Este artigo buscou visibilizar parte da história recente das artes cênicas feitas na Bahia, em Salvador; abordando o caso particular do Dimenti (1998-2012), seus propósitos estéticos, práticas de ensaio e encenação – sua história. Por meio da descrição de seu itinerário de montagens, foi caracterizado um grupo de produção intensa, interessado num teatro em franco diálogo com outras linguagens. A partir da caracterização deste recorte no teatro baiano, entende-se que, no teatro feito no Nordeste, há muitos Nordestes – modos de encenação dos mais tradicionais aos mais experimentais, objetivos, modos de funcionamento e temáticas diversas – os quais injetam complexidade e dissenso nos modos pelos quais o teatro brasileiro se modernizou.

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Biografia do Autor

Lia da Rocha Lordelo, Federal University of Recôncavo da Bahia

Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Graduação em Psicologia (UFBA). Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia do CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia.

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Acesso em: 08 fev. 2022.

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

LORDELO, Lia da Rocha. Cena, produção e moqueca: o teatro baiano contemporâneo do Dimenti (1998-2012): . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1–16, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0207. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21007. Acesso em: 22 nov. 2024.