Cena, produção e moqueca: o teatro baiano contemporâneo do Dimenti (1998-2012)
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0207Palavras-chave:
Teatro, Dança, Dimenti, Bahia, NordesteResumo
Este artigo buscou visibilizar parte da história recente das artes cênicas feitas na Bahia, em Salvador; abordando o caso particular do Dimenti (1998-2012), seus propósitos estéticos, práticas de ensaio e encenação – sua história. Por meio da descrição de seu itinerário de montagens, foi caracterizado um grupo de produção intensa, interessado num teatro em franco diálogo com outras linguagens. A partir da caracterização deste recorte no teatro baiano, entende-se que, no teatro feito no Nordeste, há muitos Nordestes – modos de encenação dos mais tradicionais aos mais experimentais, objetivos, modos de funcionamento e temáticas diversas – os quais injetam complexidade e dissenso nos modos pelos quais o teatro brasileiro se modernizou.
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Acesso em: 08 fev. 2022.
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