Viewpoints como estrutura para a encenação: Reflexões a partir de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0107Palavras-chave:
Viewpoints, Processo de ensaio, Grupo Folias D’arteResumo
O presente artigo reflete sobre o processo de ensaio do espetáculo Chiquita Bacana no Reino das Bananas, dirigido por Dagoberto Feliz, com o Grupo Folias D’arte, a partir de uma análise dos principais procedimentos inspirados no Livro dos Viewpoints: um guia prático para Viewpoints e Composição, escrito por Anne Bogart e Tina Landau. O objetivo é entender como a Técnica de Viewpoints pode apontar caminhos para a atuação e proporcionar uma estrutura para a encenação do espetáculo.
Downloads
Referências
BEGHELLE, Marcellus; TANHÃ, Tarcila; Feliz, Dagoberto. Entrevista concedida a Marcella Vicentini Cerbara por e-mail. São Paulo. (Inédita).
BOGART, Anne. What’s the Story: Essays about Art, Theater, and Storytelling. The Graduate Center, CUNY. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v431KIvSo8c&ab_channel=TheGraduateCenter%2CCUNY. Acesso em 7 nov. 2021.
BOGART, Anne. And then, you act: making art in an unpredictable world. Nova York: Routledge, 2007.
BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O Livro dos Viewpoints: um guia prático para Viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2017.
FELIZ, Dagoberto. Programa Chiquita Bacana no Reino das Bananas. Direção de Dagoberto Feliz. Acervo do Grupo Folias D’Arte. São Paulo: Galpão do Folias, 2013.
LODI, Fabiano. Direção teatral na perspectiva de Anne Bogart. 2015. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)