O método Suzuki precede uma filosofia
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0106Palavras-chave:
Teatro contemporâneo oriental. , Método Suzuki, Treinamento para atores, Tadashi Suzuki, SCOT CompanyResumo
O presente artigo tem por propósito apresentar o contexto cênico e histórico que antecede e acompanha o início da carreira do diretor japonês Tadashi Suzuki, bem como expor sinteticamente princípios técnicos e teóricos que definem sua noção sobre encenação. Partindo de sua biografia, desde a infância no contexto pós-Segunda Guerra Mundial até seus primeiros anos como diretor profissional, buscamos expor a combinação de aspectos dos teatros oriental e ocidental que levaram ao desenvolvimento do método Suzuki. Por fim, a partir de escritos do próprio diretor, intentamos um resumo sobre sua visão técnica e teórica sobre a atuação.
Downloads
Referências
BEEMAN, W. O.; KADOGAMI, K.; SUZUKI, T. The Word is an Act of the Body. Performing Arts Journal, v. 6, n. 2, p.88-92, 15 out. 1981.
BRANDÃO, Luciana do Espírito Santo. 267 f. Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
GIROUX, S. M. Zeami: cena e pensamento Nô. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.
GOTO, Y. Suzuki Tadashi: Innovator of contemporary Japanese Theater. Tese (Doutorado em Filosofia, Drama e Teatro) – University of Hawaii, Havaí, 1988.
GOTO, Y. The Theatrical Fusion of Suzuki Tadashi. Asian Theatre Journal, v. 6, n. 2, p.103-123, outono 1989. Disponível em: <http://links.jstor.org/sici?sici=0742-5457%28198923%296%3A2%3C103%3ATTFOST%3E2.0.CO%3B2-R>.
Acesso em: 4 ago. 2021.
LAUREN, E. In Search of Stillness: Capturing the Purity and Energy of not Moving is the Root of the Invisible Body. American Theater, Nova York, v. 28, p. 62-63, 11 jan. 2011. Disponível em: <http://www.skidmore.edu/summertheater/documents/ InSearchofStillnessbyEllenLaurenAmericanTheaterJan2011.pdf>.
Acesso em: 13 maio 2017.
SUZUKI, Tadashi. The Way of Acting: The Theatre Writings of Tadashi Suzuki. Tradução de J. Thomas Rimer. Nova York: Theatre Communications Group (TCG), 1986.
SUZUKI, T.; STEELE, K. H. Culture is the Body: The writings of Tadashi Suzuki. Tradução de Kameron H. Steele. Nova York: Theater Communications Group, 2015.
SUZUKI TADASHI/Suzuki Company of Toga. 2021. Disponível em: <https://www.scot-suzukicompany.com/en/>. Acesso em: 4 ago. 2021.
SUZUKI TADASHI/Suzuki Company of Toga. [s.l.]. Disponível em: <https://www.scot-suzukicompany.com/en/>. Acesso em: 4 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)