Poéticas da paisagem: Experiências do ensino remoto a partir de texturas imagéticas e movimento
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0109Palavras-chave:
Dança, Improvisação, Body-Mind Centering℠. , AntroposofiaResumo
O presente artigo busca compartilhar as experiências produzidas no entrelaçamento das disciplinas Laboratório de Criação: Pesquisa Corporal e Laboratório de Criação: Corpografias, assumidos respectivamente por Patrícia Caetano e Ana Mundim, nos cursos de graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará. No contexto da crise sanitária da COVID-19, o ensino emergencial remoto das respectivas disciplinas ocorreu a partir do cruzamento da abordagem somática do Body-Mind Centering℠ e da abordagem filosófica da Antroposofia, oportunizando o desenvolvimento de trabalhos criativos pautados na relação do corpo com os quatro elementos da natureza em formatos visuais e/ou audiovisuais.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond. A Máquina do Mundo. Disponível em:https://www.letras.com.br/carlos-drummond-de-andrade/a-maquina-do-mundo Acesso em: 15 jun. 2021
CAETANO, Patricia de Lima. Por uma Estética das Sensações: o corpo intenso dos Bartenieff Fundamentals e do Body-Mind Centering. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v.5 n.1, jan./abr. 2015.
CLAVEL, Joanne; GINOT, Isabelle. Por uma Ecologia da Somática? Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, l 5, n.1, jan./abr., 2015.
COHEN, Bonnie Bainbridge. Introdução ao Body-Mind Centering. In: Sentir, Perceber e Agir. São Paulo: Edições Sesc, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Cia. Das Letras, 2019.
KÖNIG, Karl. Os quatro temperamentos. Arte Médica Ampliada. V. 33 | N. 1 | Janeiro/Fevereiro/Março de 2013. Disponível em: http://abmanacional.com.br/arquivo/61a408f632ba631567aef84d60a1b9142d0f864d-33-1-temperamentos.pdf. Acesso em: 21 jan. 2020.
LOVELOCK, James. Gaia: Um Novo Olhar Sobre a Vida na Terra. Edições 70, 2020.
MUNDIM. Ana Carolina (org.). Abordagens sobre improvisação em dança contemporânea. Uberlândia: Composer, 2017.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processo de Criação. Petrópolis: Vozes, 2008.
PENEDO, Ana Letícia Penedo. Os quatro elementos da natureza e a educação do sensível. 7º congresso pesquisa do ensino. Disponível em: http://www1.sinprosp.org.br/conpe7/revendo/assets/trabalho_conpe2.pdf. Acesso em: 21 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)