A Performance é Corpo, a Crise é do Corpo: Entrevistas com Professores do Ensino Emergencial Remoto
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0112Resumo
Depois de um longo estudo sobre a abordagem da performance na educação, a pandemia coloca em questão não apenas a realização de uma pesquisa ação na escola, mas também e, fundamentalmente, o próprio tema desta pesquisa. Como pensar a educação através do corpo em pandemia? A entrevista foi o dispositivo criado para o necessário enfrentamento e posicionamento desta pesquisa. O dispositivo performance é corpo, a crise é do corpo, serve para lembrar que o corpo não somente une os mais diversos pontos de vista sobre performance, bem como está no centro da crise que vivemos. Este artigo é fruto da decantação das entrevistas com professores do ensino emergencial remoto.
Downloads
Referências
BALL, Stephen J. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, 35(2): 37-55, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade. Acesso em: 12 mai. 2021.
BERARDI, Franco “Bifo”. Crónica de la psicodeflación. Editorial ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 35-54., 2020. Disponível em: http://iips.usac.edu.gt/wp-content/uploads/2020/03/Sopa-de-Wuhan-ASPO.pdf. Acesso em: out. 2020.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Um Sentido para a Experiência Escolar em Tempos de Pandemia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p.1-13, 2020. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/4228/showToc. Acesso em: 10 jun. 2021.
CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p.1-20, 2020. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/4228/showToc. Acesso em: 10 jun. 2021.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1, p.8-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pedagogiacao/article/view. Acesso em: 10 jun. 2021.
DAWSEY, John Cowart. Schechner, teatro e antropologia. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 20, p.3-30, 2011. Disponível em: www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/36806. Acesso em: 09 nov.2020.
DUARTE, André Macedo; CÉSAR, Maria Rita de Assis. Negação da Política e Negacionismo como Política: pandemia e democracia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p. 1-22, 2020. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/4228/showToc. Acesso em: 10 jun. 2021.
GREINER, Christine. Corpo (o): pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
HERMANN, Nadja. A Aprendizagem da Dor. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p.1-12, 2020. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/4228/showToc. Acesso em: 10 jun. 2021.
ICLE, Gilberto. Para Apresentar a Performance à Educação. Educação & Realidade, 35(2): 11-22, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade. Acesso em: 12 mai. 2021.
LE BRETON, David. Adeus ao Corpo. Campinas: Papirus, 2003.
MARCOS, Alfredo. Con Covid y Sin Covid: la vulnerabilidad humana. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p.1-12, 2020. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/4228/showToc. Acesso em: 10 jun. 2021.
MORGADO, J. C.; SOUSA, J.; PACHECO, J. A. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p.1-10, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 10 jun. 2021.
PEREIRA, Marcelo. Performance e Educação: Relações, significados e contextos de investigação. Belo Horizonte, Educação em Revista, v.28, n.01, 289-312, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade. Acesso em: 12 mai. 2021.
PINEAU, Elyse Lamm. Critical Performative Pedagogy: Fleshing out the politics of liberation education. In: Nathan Stucky; Cynthia Wimmer (Org.) Teaching Performance Studies. Illinois: Board of Trustees, 2002. 41-53.
PINEAU, Elyse Lamm. Nos Cruzamentos entre a performance e a Pedagogia: uma revisão prospectiva. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Revista Educação e Realidade, 35(2): 89-113, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade. Acesso em: 12 mai. 2021.
TÜRCKEI, Christoph. Medo e Razão em Tempos de Coronavírus. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p. 1-7, 2020. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/4228/showToc. Acesso em: 10 jun. 2020.
VEIGA-NETO Alfredo. Mais uma Lição: sindemia covídica e educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p. 1-20, 2020. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/4228/showToc. Acesso em: 10 jun. 2021.
VILLEGAS, Estela V. Reflexões sobre os Estudos da Performance e Teoria do Fluxo na Educação em Contexto de Pandemia. In: MACEDO, Daniela R. Artes [recurso eletrônico]: propostas e acessos. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020, 217 -226.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies: An Introduction. New York: Routledge, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)