Insistir na presença – Tentativas de invenção teatral e pedagógica em isolamento
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0116Palavras-chave:
Teatro, Processo de criação, Pedagogia teatral, Arte no contexto pandêmicoResumo
A experiência da prática teatral teve que se deslocar para outros lugares e modos de operação, por conta do distanciamento social necessário ao contexto pandêmico. O artigo discorre sobre tentativas pedagógicas e artísticas realizadas no trabalho com turmas de graduação em universidade pública, apoiando-se em referências de áreas diversas e a partir da insistência em criar eventos ao vivo como objeto de estudo e relação com o público. Ao invés do enfoque analítico, o artigo escolheu aproximar-se de palavras e temas que vieram à sala de trabalho pela força das circunstâncias remotas, como forma de desenvolver uma primeira reflexão a respeito dos enfrentamentos e incertezas da criação teatral.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? Outra travessia, Florianópolis, n.05, p. 13-14, 2005. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/12576. Acesso em: 13 jun. 2021.
AZEVEDO, José Fernando Peixoto. “Entre o gatilho e a tempestade”: racismo, capitalismo, teatro e a capacidade mimética de um vírus. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/3. Acesso em: 12 de junho de 2021.
BOGART, Anne. Seis coisas sobre o treinamento de atores. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n.12, p.29-40, 2009.
BORUCHOVITCH, Evely.; BZUNECK, José Aloyseo. (Orgs.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Marilena Chauí. In: CORDEIRO, Denilson e FURTADO, Joaci (orgs.). Arte da aula. São Paulo: Edições SESC, 2019.
COUTINHO, Eduardo. OHATA, Milton (org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify/SESC, 2013.
FABIÃO, Eleonora. Corpo cênico, estado cênico. Revista Contrapontos – Eletrônica, vol. 10, n.03, p. 321-326, set-dez 2010. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256/1721. Acesso em: 13 jun. 2021.
FABIÃO, Eleonora.. Programa Performativo: o corpo-em-experiência. Revista do Lume: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – UNICAMP, Campinas, 2013. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276. Acesso em: 13 jun. 2021.
KASTRUP, Virginia. Educação e Invenção em Tempos de Incerteza. Caderno pedagógico 32ª. Bienal de São Paulo. 2016.
KOUDELA, Ingrid e ALMEIDA JUNIOR, José Simões. Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva/SP Escola de Teatro, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KWON, Miwon. One place after another – site specific art and locational identity. Cambridge, Massachusetts: The Mit Press, 2002.
LARIOS, Shaday. Casa y teatro de objetos. In: Titeresante, 20 de abril de 2020. Disponível em: http://www.titeresante.es/2020/04/casa-y-teatro-de-objetos-intimidad-del-espacio-domestico-en-tiempos-de-guardar-distancia-por-shaday-larios/ . Acesso em: 20 abril 2021.
LEITE, Sergio Antonio da Silva. A afetividade como objeto de pesquisa. In: BORUCHOVITCH, Evely, AZZI, Roberta Gurgel, SOLIGO, Ângela (Orgs.). Temas em psicologia educacional. Campinas: Mercado das Letras, 2017, p. 151-181.
OITICICA, Helio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1986.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2014.
SARRAZAC, Jean-Pierre (org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
SILVA, Antonio Carlos de Araújo. A encenação no coletivo: desterritorializações da função do diretor no processo colaborativo. 2008. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo.
SILVA, Denise Ferreira. Sobre diferença sem separabilidade. Catálogo da 32ª. Bienal de Arte de São Paulo, 2016. Disponível em:
<https://issuu.com/amilcarpacker/docs/denise_ferreira_da_silva_?fbclid=IwAR1AJG8KxH-69xQOKtfOnRrv3bJfzomlP0-NuwvlJZTUukjDaGZLZ-3vEN8> Acesso em: 02 jun. 2021.
SILVA, Denise Ferreira e DESIDERI, Valentina. Leituras (Po)éticas. Cadernos de Subjetividade, n.19, p.61-70, 2016. P. 69. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/cadernossubjetividade/article/view/38145. Acesso em: 13 jun. 2021.
TELLES, Narciso. Demonstração técnica/demonstração de trabalho: narrativas da experiência. In: Artes da cena – Estudos sobre Atuação e Encenação, p.187-198. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2017.
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)