Diálogos entre Dança na Escola e dança no TikTok: Propostas no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0112

Palavras-chave:

Educação básica, Pedagogia da dança, Redes sociais, Pandemia de COVID-19

Resumo

Baseado nas experiências de inserção do componente curricular Dança nos Colégios de Aplicação da UFPE e da UFRGS no ano de 2020, o trabalho compartilha proposições de atividades remotas de criação em dança a partir de ferramentas do TikTok. A pesquisa reflete sobre os pressupostos teórico-metodológicos dessas propostas em busca de uma práxis dialógica, tendo o recurso Duetos do aplicativo como uma possível metáfora para a construção do conhecimento em Dança na Escola. Observa-se que esta pesquisa artístico-pedagógica foi um interessante meio de compreensão das referências de dança da juventude, o que possibilitou a investigação em Dança, por docentes e estudantes, de forma horizontal, criativa e contextualizada.

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Biografia do Autor

Débora Souto Allemand, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio do Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Licenciada em Dança e Arquiteta e Urbanista ambas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora de Dança do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Larissa Bonfim, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Dança e Licenciada em Artes - Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Professora de Dança do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

ALLEMAND, Débora Souto; BONFIM, Larissa. Diálogos entre Dança na Escola e dança no TikTok: Propostas no ensino remoto. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–30, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0112. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20480. Acesso em: 22 dez. 2024.