Ateliê de cenografia: Aprender-ensinar em tempo de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0110Palavras-chave:
Pandemia, Ensino remoto, Artes cênicas, CenografiaResumo
O presente trabalho reflete sobre questões, inquietações e estratégias de ensino reveladas durante a experiência do ensino emergencial remoto, provocada pela pandemia mundial da COVID-19, no contexto da disciplina Ateliê de Cenografia II, do Departamento de Cenografia da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Em tempos tão desafiadores, a arte, com toda sua potência, possibilitou um movimento dialógico e de construção coletiva fortalecendo vínculos, escuta, criação e invenção. Afinal, o que podem gestos, muitas vezes mínimos, de atenção às singularidades e diferenças? O que pode uma relação de aprendizagem aberta aos encontros? O que podem os encontros?
Downloads
Referências
ARAÚJO, Jeane; DO CARMO, Débora de lima; SALES, Ana Carolina; SANTOS, Karina. Pesquisa em suspensão e a estética de habitar as perguntas sobre formação. In: Tania Chalhub; Tiago da Silva Ribeiro (Orgs.) Reflexões de um mundo em Pandemia. Educação, comunicação e acessibilidade. Rio de Janeiro: Ayvu, p.553-576, 2020.
BIDENT, Christophe. O teatro atravessado. Art - Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v.3, n.1, p.50-64, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8504. Acesso em: 25 out. 2020
BRITO, Talamira Taita Rodrigues; MUSSI, Amali de Angelis. Autonomia universitária em tempos de pandemia: desafios e proposições das universidades estaduais baianas para a garantia do acesso e permanência à educação de qualidade socialmente referenciada. In: Elenita Conegero Pastor Manchope; Andréa Araújo do Carmo; Fabiano Gonçalves Costa; Kathia Marise B. Sales; Soraia Cristina Tonon da Luz; Vera Maquêa (Orgs.) Educação superior na (pós)pandemia: práticas em construção em universidades brasileiras. Cascavel: Edunioeste, p.47-70, 2020.
CARVALHO NETA, Raimunda Nonata Fortes Carvalho; SOUZA, Débora Batista Pinheiro. Mediação docente via webconferência em tempos de isolamento social: desafios e possibilidades na pós-graduação. In: Elenita Conegero Pastor Manchope; Andréa Araújo do Carmo; Fabiano Gonçalves Costa; Kathia Marise B. Sales; Soraia Cristina Tonon da Luz; Vera Maquêa (Orgs.) Educação superior na (pós)pandemia: práticas em construção em universidades brasileiras. Cascavel: Edunioeste, p.207-218, 2020.
CORREA, Charles. Learning from Ekalavya. In: Martha Pollak. Education of the architect. Cambridge: MIT Press, 1997.
DA LUZ, Soraia Cristina Tonon; MAQUÊA, Vera. O professor universitário e a pandemia de Covid-19: é possível se reinventar em meio ao caos? In: Elenita Conegero Pastor Manchope; Andréa Araújo do Carmo; Fabiano Gonçalves Costa; Kathia Marise B. Sales; Soraia Cristina Tonon da Luz; Vera Maquêa (Orgs.) Educação superior na (pós)pandemia: práticas em construção em universidades brasileiras. Cascavel: Edunioeste, p.101-117, 2020.
DUARTE, Marcos Machado; FISS, Dóris Maria Luzzardi. Participação. Textura, Canoas, v.23, n.53, p.488-489, 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6348. Acesso em: 12 abr. 2021
EGAN, Kieran; MCEWAN, Hunter. La narrativa en la enseñanza, el aprendizaje y la investigación. Buenos Aires: Amorrortu, 2005.
GALVÃO, Ana Carolina; SAVIANI, Dermeval. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. ANDES-SN, janeiro, 2021.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
GUIMARÃES, Rafael Siqueira de; RIBEIRO, Everton. “Pra que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.3, n.36, p.63-84, 2019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15808. Acesso em: 15 mar. 2021
HOWARD, Pamela. O que é cenografia? São Paulo: Edições SESC SP, 2015.
HUSSEIN, Nesreen. In: Pamela Howard. O que é cenografia? São Paulo: Edições SESC SP, 2015, p. 20.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n.2, p.04-27, jul./dez., 2011.
LIMA, Camila Machado. Infâncias e formação docente: gestos, sentidos e começos. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v.14, n.30, p.297-315, mai./ago., 2018.
LISPECTOR, Clarice. Água Viva: edição com manuscritos e ensaios inéditos. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.
MÈLICH, Joan-Carles. Transformaciones – tres ensayos de filosofía de la educación. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2006.
MELO, Keite Silva de; PINTO, Maria de Lourdes de Melo; RIBEIRO, Caroline Monteiro. Diálogos afetivos e (trans)formativos em tempos desafiadores. In: Tania Chalhub; Tiago da Silva Ribeiro (Orgs.) Reflexões de um mundo em Pandemia. Educação, comunicação e acessibilidade. Rio de Janeiro: Ayvu, p.526-552, 2020.
MORAES, Marcia. Ser humana: quando a mulher está em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
OLIVEIRA, Fabiane Lopes. Educação transformada em EAD durante a pandemia: quem está por trás dessa ação? In: Cristiane Brandão Augusto; Rogerio Dultra dos Santos (Orgs.) Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Tirant lo Blanch, p.247-260, 2020.
OSTETTO, Luciana Esmeralda; SILVA, Greice Duarte de Brito. Arte na formação docente para a Educação Infantil: Procura-se. Poésis, Tubarão, v.12, n.21, p.185-203, 2018. Disponível em:
http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/5902/3942. Acesso em: 15 abr. 2021
PERISSÉ, Gabriel. Estética & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
RIBEIRO, Tiago da Silva. Ensino Remoto? Educação à distância? Vamos conversar sobre o trabalho do professor-pesquisador na pandemia! In: Tania Chalhub; Tiago da Silva Ribeiro (Orgs.). Reflexões de um mundo em Pandemia. Educação, comunicação e acessibilidade. Rio de Janeiro: Ayvu, p.451-509, 2020.
SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.
SOUZA, Bruna Betamin. Humanizar. Textura, Canoas, v.23, n.53, p.476-477, 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6348. Acesso em: 12 abr. 2021
STRAUHS, Faimara do Rocio; TEDESCHI, Marcos Antonio. O Impacto do Ensino Remoto Emergencial na carga de trabalho dos discentes de um curso de Instituição Federal de Educação Superior. Revista Extensão em Foco, Palotina, n.23 (Especial), p.21-49, jun./2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/80524
Acesso em: 10 mar. 2021
VILARINHO JR, Ildo Ronan. Administração Energética. Textura, Canoas, v.23, n.53, p.450-452, 2021. Disponível em:
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6348. Acesso em: 12 abr. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)