Processos criativos remotos em teatro: Um diálogo entre a Análise Ativa de Stanislavski e o RPG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0119

Palavras-chave:

Análise Ativa, Stanislavski, RPG, Teatro virtual

Resumo

O texto apresenta os resultados de pesquisa que investigou procedimentos metodológicos para criação de uma peça de teatro virtual, a partir do diálogo entre a Análise Ativa de Stanislavski e elementos do RPG. Discute conceitos teóricos, descreve os caminhos metodológicos adotados e, por fim, tece uma reflexão sobre o processo de criação cênica em formato remoto. A reflexão busca evidenciar que, ainda que experiência do teatro virtual não possa ser simetrizada ao teatro presencial, o teatro virtual possui potência para ser mais do que uma alternativa emergencial de produção cênica em contexto pandêmico, agregando possibilidades formais dentro do grande rol de experiências que se entende por teatro contemporâneo.

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Biografia do Autor

Martha Dias da Cruz Leite, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharelado em Artes Cênicas  Campinas (UNICAMP). Professora efetiva do curso de Graduação em Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Vitor Hugo Moreira Lima Compadre, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduação em Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2010000200002 .

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

LEITE, Martha Dias da Cruz; COMPADRE, Vitor Hugo Moreira Lima. Processos criativos remotos em teatro: Um diálogo entre a Análise Ativa de Stanislavski e o RPG . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–22, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0119. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20436. Acesso em: 22 dez. 2024.