O que foi que aconteceu? Inventário artístico-pedagógico do ensino do teatro fluminense nos tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0115Palavras-chave:
Ensino do teatro, Pedagogia do teatro, Ensino remotoResumo
Esta pesquisa, de cunho qualitativo, apresentou um inventário artístico-pedagógico das práticas e ações de artistas-docentes nos tempos de pandemia. Portanto, refletiu, por meio de um traçado crítico e esperançoso, sobre o que aconteceu no primeiro semestre do ano de 2020 com o ensino do Teatro na Educação Básica fluminense. Sempre atento às vozes de professores e consubstanciado por referências teórico-documentais, este artigo identificou o protagonismo dos professores que assumiram, muitas vezes, sem que se dessem conta, a condição de pesquisadores, autores, produtores de saberes emergenciais e protagonistas desse momento inédito de nossa história.
Downloads
Referências
ANDRE, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.
AGAMBEN, Giorgio. “O que é o Contemporâneo?” In: O que é o Contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.
BOAL, Augusto. Jogos para Atores e Não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22/07/2020.
BRASIL. Decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de março de 2020, Seção: 1 – Extra, p. 1. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-legislativo-249090982
BRASIL. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID 19. CNE/CP nº 9/2020, de 28/4/2020 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192
BRASIL. Diretrizes, aprovado pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) – homologação. Diário Oficial da União, Brasília, 1 de junho de 2020, Edição 103, Seção: 1, p. 32. Disponível em:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-de-29-de-maio-de-2020-259412931
CARDOSO Jr, Wilson. Artes Visuais em tempos de pandemia. Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020. Disponível em http://www.educacao.ufrj.br/wp-content/uploads/2019/12/NVersao-Arte-em-Tempos-de-Pandemia.pdf?fbclid=IwAR3prno-1fsaY-Tx3Y0vsYP5uGYUrFS5VhSNnnnhjfCTxZGAf9NZ7ylG7Gw
FLICK, Uwe. Pesquisa Qualitativa online: a utilização da internet. In: Métodos de Pesquisa: Introdução à Pesquisa Qualitativa. Rio de Janeiro: Artmed-Bookman, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra,1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2019.
LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, H e CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
NAVARRO, Mathieu, NOUVEAU, Sylvain, POMMIEZ, François e TURBÉ, Aurore. Hugh o índio Apache - A história do grande céu. In: Site Correio Brasiliense, 2020c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4wt-M46PFq8
NÓVOA, António. Formação de professores para um mundo plural. In: Educar e transformar em tempos de pandemia. Palestra apresentada no Festival do Conhecimento. Rio de Janeiro/UFRJ, 2020. In: Plataforma Youtube
PL Projeto de Lei 2401/2019. Dispõe sobre o exercício do direito à educação domiciliar, altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
SCHWARCZ, Lilia. Quando acaba o século XX. 2020a, Breve Companhia.
SCHWARCZ, Lilia. 100 dias que mudaram o mundo. in Site UOL, 2020b. Disponível em: https://www.uol.com.br/universa/reportagens-especiais/coronavirus-100-dias-que-mudaram-o-mundo/#page4
SCHWARCZ, Lilia. Crença em uma cura mágica é comum em pandemias. In: Site Correio Brasiliense, 2020c. Disponível em:
SOTER DA SILVEIRA, Silvia Camara. Saberes docentes para o ensino de dança: Relação entre saberes e formação inicial de licenciados em Dança e em Educação Física que atuam em escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e da região metropolitana. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Editora Vozes, 2012.
TIC Domicílios 2019. Principais Resultados, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)