O que foi que aconteceu? Inventário artístico-pedagógico do ensino do teatro fluminense nos tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0115

Palavras-chave:

Ensino do teatro, Pedagogia do teatro, Ensino remoto

Resumo

Esta pesquisa, de cunho qualitativo, apresentou um inventário artístico-pedagógico das práticas e ações de artistas-docentes nos tempos de pandemia. Portanto, refletiu, por meio de um traçado crítico e esperançoso, sobre o que aconteceu no primeiro semestre do ano de 2020 com o ensino do Teatro na Educação Básica fluminense. Sempre atento às vozes de professores e consubstanciado por referências teórico-documentais, este artigo identificou o protagonismo dos professores que assumiram, muitas vezes, sem que se dessem conta, a condição de pesquisadores, autores, produtores de saberes emergenciais e protagonistas desse momento inédito de nossa história.

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Biografia do Autor

Janaína Meira Russeff, CESPEB/UFRJ

Mestrado em Ensino das Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialização em Educação pala Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada em Teatro pela mesma Universidade. Professora da educação básica na rede pública e privada do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

RUSSEFF, Janaína Meira. O que foi que aconteceu? Inventário artístico-pedagógico do ensino do teatro fluminense nos tempos de pandemia. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–34, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0115. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20408. Acesso em: 22 dez. 2024.