(Trans)formações do Palhaço: Breve história dos tipos clássicos da palhaçaria
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0206Palavras-chave:
Artes da cena, Artes circenses, Palhaçaria, Palhaço, Tipos cômicosResumo
O presente artigo é um recorte atualizado da pesquisa (Trans)Formações do Palhaço: História dos Tipos e Técnica na Arte da Palhaçaria (2014). A investigação buscou compreender a constituição da figura do palhaço. Por meio de diversas referências. Os principais tipos clássicos, especialmente a dupla cômica Branco e Augusto e o Contra-Augusto, identificando algumas de suas características. Acredita-se que a diversidade encontrada em diversos contextos influenciou as concepções de palhaço presentes na contemporaneidade. Com essa contribuição é possível, portanto, refletir sobre como a arte da palhaçaria vem se desenvolvendo culturalmente.
Downloads
Referências
AUGUET, Roland. Historie et legende du cirque. Paris: Flammarion, 1974.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. Trad. Ivone Castilho Benedetti. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica a representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.
CASTRO, Alice Viveiros de. Elogio da Bobagem. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.
COURTINE, Jean-Jacques. O corpo inumano. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, George (orgs.). História do Corpo. (Vol. 1.Da Renascença às Luzes). Tradução: Lúcia M.E. Orth. Petrópolis: Editora Vozes, 2008a, p.487-502.
COURTINE, Jean-Jacques. O corpo anormal – História e antropologia culturais da deformidade. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, George (org.). História do Corpo. (Vol. 3. As Mutações do Olhar: O Século XX). Tradução e revisão: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Editora Vozes, 2008b, p.253-340.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Tradução: de Aurélio Guerra Neto, Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1995.
FO, Dario. Manual Mínimo do ator. São Paulo: Editora Senac, 1998.
I CLOWNS. Direção: Federico Fellini. Produção: Elio Scardamaglia. Local: Itália. 1970.
MATOS, Débora de. A formação do palhaço: Técnica e pedagogia no trabalho de Ângela de Castro, Ésio Magalhães e Fernando Cavarozzi. 2009. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Centro de Artes – Universidade do Estado de Santa Catariona, Florianópolis, 2009.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
Sena, Jonathan Brites. (Trans) Formações Do Palhaço: História Dos Tipos e Técnica na Arte da Palhaçaria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Goiás, 2014.
SILVA, Ermínia. Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e Teatralidade Circense no Brasil. São Paulo: Editora Altana, 2008.
THE BUTTERFLY CIRCUS [O Circo das Borboletas]. Direção: Joshua Weigel. Produção: Joshua Weigel, Rebeca Weigel, Angie Alvarez. Local: Estados Unidos da América. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)