a_ponte: cena do teatro universitário: Fronteiras e movências de uma experiência em processo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0114Palavras-chave:
Curadoria, Currículo, Pedagogia, Teatro universitárioResumo
Este trabalho buscou revelar modos de fazer, interseções, fronteiras e derivas de uma experiência de arte e curadoria: a_ponte: cena do teatro universitário, a partir das possibilidades de diálogo entre campos da pedagogia, das artes cênicas e da gestão cultural, visando além da construção de memória e compartilhamento, a possibilidade de futuros possíveis para uma experiência em curso, profundamente atravessada e impactada pelo contexto atual, o cenário da pandemia de covid-19 no ano de 2020.
Downloads
Referências
BONDIA, Larrosa Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, 2002.
BRASIL, Galiana Galindo. O lugar da arte no currículo da EJA do SESC Casa Amarela. 2005. Monografia (Especialização em arte) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
FONTANA, Fabiana Siqueira. Teatro, cultura e estado: Paschoal Carlos Magno e a fundação do Teatro do Estudante do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
FREIRE, Paulo e FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Revisão técnica e tradução do texto de Antonio Faundez, Heitor Ferreira da Costa. 7a. ed. Ver., ampl. e atual. - São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Trad. Bhuvi Libânio. São Paulo: Elefante, 2020.
HOOKS, BELL. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
OBRIST, Hans Ulrich. Uma breve história da curadoria. Trad. Ana Resende. São Paulo: BEI Comunicação, 2010
REIS, Luis Augusto da Veiga Pessoa. Fora de cena no palco da modernidade: um estudo do pensamento teatral de Hermilo Borba Filho. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)