O exercício da amorosidade no trabalho criador da/do artista da cena
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0103Palavras-chave:
Amorosidade, Ator, Chakras, PedagogiaResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre como o exercício da amorosidade pode auxiliar na transformação de si, no entendimento da importância do trabalho colaborativo e na ampliação das possibilidades criativas na prática da/o atriz/ator. A pesquisadora, professora de disciplinas corporais em faculdades de artes cênicas, observou uma mudança significativa nas relações entre as/os estudantes, dentro e fora da sala de aula, após a realização de práticas através do estudo da teoria milenar hindu do sistema de chakras, com enfoque no chakra do coração. São apresentadas sugestões de exercícios, citações de percepções das/dos alunas/os e reflexões a respeito das práticas da amorosidade.
Downloads
Referências
BRENNAN, Bárbara Ann. Cura pela luz interior: conceitos avançados de cura para ter uma vida plena. São Paulo: Pensamento, 2018.
DIDI-HUBERMAN. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Editora 34, 2016.
HAWKINS, David R. El Poder contra la Fuerza: los determinantes ocultos del comportamento humano. Carlsbad, California: Hay House, 2002.
HOOKS, Bell. Outlaw Culture: resisting representations. New York: Routledge, 2006.
JUDITH, Anodea. Rodas da Vida: um guia para você entender o Sistema de Chacras. Rio de Janeiro: Nova Era, 2010.
PEIRCE, Joseph Chilton. The Biology of Transcendence: A Blueprint of the Human Spirit. Rochester: Inner Traditions Bear and Company, 2004.
RAMACHARAKA, Yogi [William Walker Atkinson]. Hatha Yoga: The Yogi Philosophy of Physical Well-being. Chicago: The Yogi Publication Society, 1904.
SIMPSON, Fay. The Lucid Body: a guide for the Physical Actor. New York: Allworth Press, 2012.
VÁSSINA, Elena, LABAKI, Aimar. Stanislávski: vida, obra e Sistema. Rio de Janeiro: Funarte, 2015.
WALLACE, B. Alan. Felicidade Genuína: Meditação como o caminho para a realização. Teresópolis: Lúcida Letra, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)