Artista-educa-dor: A somatopolítica neoliberal e a crise da sensibilidade do corpo ocidental
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0101Palavras-chave:
Corpo, Neoliberalismo, Arte, Educação, CuraResumo
O objetivo deste artigo é reconhecer o crescente cruzamento entre arte, saúde e espiritualidade realizado por diferentes artistas do corpo em seus projetos artístico-pedagógicos, avaliando-se de que maneira tais vivências podem interferir na crise da sensibilidade enfrentada pelo corpo ocidental. Para tanto, são descritos alguns dos mecanismos de controle e exploração articulados pela somatopolítica neoliberal, apresentando-se o artista-educa-dor como a figura apropriada para oferecer experiências capazes de expressar e transformar os novos modos compulsórios de sofrer. Conclui-se com uma revisão dos possíveis significados para a palavra cura, frequentemente utilizada nestes contextos.
Downloads
Referências
AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BERNSTEIN, Ana. Atos da fala, representação teatral e teorias da performance. Revista Folhetim, Rio de Janeiro, n. 20, p. 58-71, 2004.
BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer: alteridades, presenças, ambivalências. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BUTLER, Judith e ATHANASIOU, Athena. Desposesión: lo performativo en lo político. Buenos Aires: Eterna Cadena Editora, 2017b.
BUTLER, Judith. Os atos performativos e a constituição do gênero: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. Chão da Feira, Caderno n. 78, p. 1-16, 2018. Disponível em:
http://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2018/06/caderno_de_leituras_n.78-final.pdf. Acesso em: 4 jan. 2019.
BUTLER, Judith. Cuerpos aliados y lucha política – hacia uma teria performativa de la asamblea. Buenos Aires: Paidós, 2017a.
BUTLER, Judith. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursivos del "sexo”. Buenos Aires: Paidós, 2008.
BUTLER, Judith. Críticamente subversiva. In: JIMÉNEZ, Rafael M. Mérida. Sexualidades transgresoras. Una antología de estudios queer. Barcelona: Icária editorial, 2002, p. 55-80.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003.
MULHERES RADICAIS: ARTE LATINO-AMERICANA, 1960-1985. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.
NAVARRO, Pablo Pérez. Parodias de la parodia en Martha Nussbaum y Celia Amorós. In: SOLEY-BELTRAN, Patrícia e SABSAY, Leticia. Judith Butler en disputa – lecturas sobre la performatividad. Barcelona, Madrid: Egales, 2012, pp. 27-58.
SCHECHNER, Richard. Performance e antropologia de Richard Schechner. Seleção de ensaios organizada por Zeca Ligiéro. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. Nova York: Routledge, 3ª ed., 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)