Zintkala Woihanbla (Sonhos de Pássaros): deriva e outras performances decoloniais para sobreviver a e abolir a prisão

Autores

  • Tria Blu Wakpa Universidade da California
  • George Blue Bird

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200113

Palavras-chave:

Nativo americano, Colonialismo, Prisão, Performance, Abolição, Antropocentrismo, Enfrentamento

Resumo

Pesquisas muitas vezes negligenciaram como os nativos americanos, que estão desproporcionalmente presos, desenvolveram táticas para lidar com a prisão a longo prazo. Com base nas correspondências e conversas entre os autores, este ensaio apresenta performances decoloniais praticadas por George Blue Bird, em condições de violência carcerária, para sobreviver a e abolir a prisão. Estas táticas de enfrentamento são: 1. alimentar conexões com mais-que-humanos; 2. deriva, termo adotado por Blue Bird para imaginar, viajar e habitar outros reinos; e 3. ativar a liberdade e o futuro. Em última análise, concentramo-nos no que estas táticas e epistemologias Lakota oferecem ao movimento de abolição da prisão.

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Biografia do Autor

Tria Blu Wakpa, Universidade da California

Professora do Departamento de Artes e Culturas Mundiais / Dança da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) desde 2018. Sua pesquisa e ensino combinam metodologias comunitárias, indígenas e feministas com teorias críticas raciais para examinar as políticas e práticas da dança e outras práticas em instituições educacionais e carcerárias para povos indígenas.

George Blue Bird

Um ancião Oglala Lakota, é escritor, artista e ativista. Atualmente, ele atua como presidente do Conselho de Tribos dos Nativos Americanos na Penitenciária do Estado de Dakota do Sul, onde está preso há trinta e seis anos sem a possibilidade de liberdade condicional.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

BLU WAKPA, Tria; BIRD, George Blue. Zintkala Woihanbla (Sonhos de Pássaros): deriva e outras performances decoloniais para sobreviver a e abolir a prisão. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–37, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200113. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19241. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Artes da Cena atrás das grades