Performance, Espaço, Presença, Exposição e Controle: Curadorias, Expografia e performatividade em Artes do Corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0116

Palavras-chave:

Performance, Exposição, Artes do Corpo, Produção de sentido, Artes cênicas

Resumo

O presente texto trata das chamadas “artes do corpo”, abrangendo discussões das artes cênicas, coreográficas e da arte da performance, esboçando uma conceituação do termo “expor”, propondo-o como conceito que define graus de controle sobre a exibição e a fruição de obras de arte nestes gêneros. A hipótese é de que a arte da performance é hoje a linguagem na qual os elementos expositivos mais se engendram com melhor adequação no que concerne à definição do termo “expor”. De forma transversal também trata de questões ligadas às curadorias e expografias, de mudanças de paradigmas na presença do corpo nas artes e da produção de sentido estético pela materialidade dos elementos que constituem a obra de arte.

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Biografia do Autor

Rogério Salatini de Almeida, Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel em Dança pela PUC/SP, Especialista em Gestão Cultural – Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo SENAC/SP, Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela ECA/USP. http://www.rogeriosalatini.wordpress.com 

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

ALMEIDA, Rogério Salatini de. Performance, Espaço, Presença, Exposição e Controle: Curadorias, Expografia e performatividade em Artes do Corpo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–20, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0116. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19032. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Curadoria da Performance e Processos de Cura em Artes Cênicas