O estado da nossa união: prisão, política e atuação dentro de uma democracia frágil

Autores

  • Marena Dieden University of California School of Law
  • Caroline Henderson Universidade de Michigan
  • Ashley Munger Boston University
  • Steven Nicholson
  • Tyrone Reyes
  • Richard Strong
  • Raschid Zimmerman

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200106

Palavras-chave:

Escrita criativa, Encarceramento, Prisão, Política, Performance

Resumo

De setembro a dezembro de 2017, quatro alunos da Universidade de Michigan treinados pelo Prison Creative Arts Project facilitaram um workshop de redação criativa na G. Ronald Cotton Correctional Facility em Jackson, Michigan, EUA. Doze homens encarcerados juntaram-se aos quatro alunos facilitadores para reuniões semanais de workshops que culminaram em uma apresentação de escrita criativa original. Este artigo descreve a estrutura do workshop e o treinamento fornecido pelo Prison Creative Arts Project, apresenta os indivíduos que participam deste workshop de redação criativa do outono de 2017 e descreve como seus processos criativos evoluíram para incluir discurso político e crítica. O artigo demonstra como a escrita criativa e o teatro fornecem à população encarcerada a oportunidade única de expressar plenamente as opiniões e atitudes políticas dentro dos muros da prisão e destaca paralelos entre os eventos atuais e a política de 2017 e os de 2020. Para completar este artigo, os alunos facilitadores escreveram uma carta descrevendo o projeto e pedindo interesse em coautoria e a enviaram aos participantes encarcerados. Os alunos facilitadores compilaram um questionário e o enviaram aos participantes encarcerados que estavam interessados ​​em ser coautores do artigo. Os coautores ainda residentes na prisão continuaram a se corresponder com aqueles que viviam fora da prisão via correio, produzindo seções do artigo e fornecendo redação original do workshop de 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marena Dieden, University of California School of Law

Aluna do primeiro ano de Direito na University of California School of Law. Em maio de 2019, ela recebeu seu Bacharelado em Políticas Públicas pela Escola Gerald R. Ford de Políticas Públicas da Universidade de Michigan. Durante seu tempo na Universidade de Michigan, Marena foi voluntária no Prison Creative Arts Project por três anos e meio, facilitando oficinas de escrita criativa em Vista Maria, um programa residencial para jovens ordenado pelo tribunal, e em Cotton Correctional Facility, uma prisão estadual masculina.

Caroline Henderson, Universidade de Michigan

Assistente social mestre licenciada que fornece serviços de saúde mental e defesa para aqueles afetados pelos sistemas legais criminais. Em maio de 2018, ela obteve seu diploma de Mestre em Serviço Social pela Universidade de Michigan, onde se ofereceu e concluiu um estágio de campo no Prison Creative Arts Project. Antes de se mudar para Michigan para fazer pós-graduação, Caroline trabalhou em uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento de jovens na cidade de Nova York de 2014 a 2016. Caroline se formou na Universidade de Columbia em 2014, com bacharelado conjunto em Estudos de Direitos Humanos e Literatura Inglesa.

Ashley Munger, Boston University

É de White Lake, Michigan. Ela freqüentou a University of Michigan (2019) para seus estudos de graduação e a Boston University  para seu mestrado em educação. É professora de escola pública e espera cursar direito para se tornar advogada de defesa criminal.

Steven Nicholson

Steven Nicholson nasceu em 14 de maio de 1983. Ele é dos projetos Herman Gardens* em Detroit. Ele tem educação universitária incompleta no Henry Ford Community College em Dearborn, Michigan. Ele ama Jesus, mas teve uma infância pobre com opções muito limitadas de sucesso na vida, então acabou fazendo escolhas muito ruins que causaram um acidente horrível e levaram ao seu encarceramento. Ele se sente completamente responsável por sua situação atual. O Prison Creative Arts Project (PCAP) ajudou-o a assumir a responsabilidade pelas suas ações. PCAP é realmente uma lufada de ar fresco que Nicholson sugere que todos neste mundo deveriam experimentar (ou algo parecido). Os alunos e diretores do PCAP são uma dádiva de Deus e Nicholson é sempre grato por eles. Obrigada, Jesus! Aleluia! Ele espera que todos os leitores gostem deste artigo. (*Os projetos são instalações de habitação pública).

Tyrone Reyes

Membro do Prison Creative Arts Project desde 2016 e da National Lifers Association (uma organização de liderança para pessoas em prisão perpétua) desde 2013.

Richard Strong

Vice-presidente da National Lifers of America, capítulo # 1024, desde 2014. Ele participa do Prison Creative Arts Project desde 2016. Em 2020, Strong recebeu um diploma em artes liberais pelo Jackson College, onde é também um Senior Writing Fellow e membro da sociedade de honra Phi Theta Kappa. Ele fez parte da lista do reitor * de 2016-2020. Ele foi assistente de ensino do curso de Sociologia e Justiça Criminal da Universidade de Albion em 2016 e Tutor de Preparação de Emprego desde 2019. De 2017-2020, ele também atuou como mentor do Departamento de Psicologia Penitenciária do Departamento de Michigan para homens encarcerados com problemas de adaptação. Ele trabalhou como tutor para homens que conquistaram o grau de equivalência geral ** de 2013-2017. (*estar na lista do reitor é uma forma de homenagear o alto desempenho acadêmico; ** Um grau de equivalência geral é um diploma de segundo grau obtido por pessoas que não concluíram o segundo grau em um ambiente normal).

Raschid Zimmerman

Membro do Prison Creative Arts Project desde 2016.

Referências

CBS News. “Police in the U.S. Killed 164 Black People in the First 8 Months of 2020. These Are Their Names. (Part I: January-April).” CBS Interactive, September 10, 2020. https://www.cbsnews.com/pictures/black-people-killed-by-police-in-the-u-s-in-2020/.

The Marshall Project. “A State-by-State Look at Coronavirus in Prisons.” The Marshall Project, October 12, 2020. https://www.themarshallproject.org/2020/05/01/a-state-by-state-look-at-coronavirus-in-prisons.

NICHOLSON, Steven. Steven Nicholson to Ashley Lucas, June 19, 2020. Letter.

O'KANE, Caitlin. “The U.S. Has Had More Coronavirus Cases than Some Countries Have People.” CBS Interactive, August 10, 2020. https://www.cbsnews .com/news/coronavirus-usa-more-covid-cases-countries-people/.

REYES, Tyrone. Tyrone Reyes to Ashley Lucas, May 22, 2020. Letter.

STRONG, Richard. Richard Strong to Ashley Lucas, June 4, 2020. Letter.

STRONG, Richard. Richard Strong to Ashley Lucas, June 16, 2020. Letter.

STRONG, Richard. Richard Strong to Ashley Lucas, July 22, 2020. Letter.

ZIMMERMAN, Raschid. Raschid Zimmerman to Ashley Lucas, July 25, 2020.

Letter.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

DIEDEN, M. .; HENDERSON, C. .; MUNGER, A. .; NICHOLSON, S. .; REYES, T. .; STRONG, R. .; ZIMMERMAN, R. . O estado da nossa união: prisão, política e atuação dentro de uma democracia frágil. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1-23, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200106. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18987. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê temático: Artes da Cena atrás das grades