Dos sensores às sensações: considerações sobre o corpo estesiológico e o uso de tecnologias vestíveis em performances artísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200202

Palavras-chave:

Performance mediada por dispositivos, Tecnologias vestíveis,, Corpo estesiológico, Intercorporeidade

Resumo

Nosso objetivo com este artigo é analisar o acolhimento das tecnologias vestíveis no âmbito da performance artística. Temos como premissa que o corpo do artista conectado por dispositivos e expandido no ciberespaço está envolto em uma distinta forma digital de comunicação que reconfigura a noção de presença corporal. Consequentemente, são engendradas outras formas de compreender a relação do corpo do performer com os outros corpos e com as coisas, potencializando as possibilidades expressivas de afetar e ser afetado. As considerações apresentadas apoiam-se nas noções filosóficas de Merleau-Ponty especialmente os conceitos de corpo estesiológico e intercorporeidade. 

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Biografia do Autor

Antenor Ferreira Correa, Universidade de Brasília (UnB)

Professor adjunto do departamento de música da universidade de Brasília (UnB).

Marinalva Nicacio de Moura, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRGN)

Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

CORREA, Antenor Ferreira; MOURA, Marinalva Nicacio de. Dos sensores às sensações: considerações sobre o corpo estesiológico e o uso de tecnologias vestíveis em performances artísticas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–29, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200202. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18205. Acesso em: 9 dez. 2024.