La Partitura como Máscara: uma experiência em mascaramento espacial na Universidad de Costa Rica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200026

Palavras-chave:

Mascaramento, Espacialidade, Corporalidade, Atuação

Resumo

Fruto da pesquisa de doutorado Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator, o artigo apresenta as etapas de um processo de criação realizado na Escuela de Artes Dramáticas de la Universidade de Costa Rica (EAD-UCR), no qual a espacialidade corporal do ator serve de matriz principal para a constituição de seu discurso cênico. Os resultados apontam para procedimentos metodológicos baseados na maneira como a ambiência margeia um percurso que parte das dinâmicas e qualidades de movimento, e repercute, posteriormente, tanto na criação de ações cênicas quanto na organização dessas em partituras físicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ipojucan Pereira Silva, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Professor de Interpretação no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Anhembi Morumbi. Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ator e diretor, trabalhando com artes cênicas em São Paulo desde 1992, conduz nos últimos anos o Grupo Teatral Isla Madrasta.

Referências

AMARAL, Ana Maria. O Ator e seus Duplos: máscaras, bonecos e objetos. São Paulo: Ed. SENAC, 2002.

BOGART, Anne. The Viewpoints Book: a practical guide to viewpoints and

composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.

ERULI, Brunella. O Ator Desencarnado. Marionete e Vanguarda. Revista Móin-Móin, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 4, vol. 5, p. 11-25, 2008.

GRANERO, Maria Victoria V. Machado. A Aventura do Teatro da Bauhaus. São Paulo, 1995. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 1995.

LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

OIDA, Yoshi. O Ator Invisível. São Paulo: Beca Produções Culturais, 2001.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.

RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003.

SCHLEMMER, Oskar. Man and Art Figure. In: GROPIUS, Walter (ed.). The Theater of the Bauhaus. London: Eyre Methuen Ltd., 1961, p. 17-46.

SILVA, Ipojucan Pereira. Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator. São Paulo, 2015. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2015.

SILVA, Laís Marques. Escuta-Ação: pistas para a criação do ator em diálogo com o Sistema dos Viewpoints. São Paulo, 2013. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2013.

Downloads

Publicado

2020-09-24

Como Citar

SILVA, Ipojucan Pereira. La Partitura como Máscara: uma experiência em mascaramento espacial na Universidad de Costa Rica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–25, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200026. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18171. Acesso em: 18 maio. 2024.