Agamenon ou – Quanto vale a vida de um homem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200018

Palavras-chave:

Teatro, Memória, Imaginação, Espacialidade, Poética

Resumo

Este texto discute aspectos da criação do espetáculo teatral Agamenon ou - Quanto vale a vida de um homem?, em Palmas (TO), no que se refere às dinâmicas dialógicas a respeito da significação do espaço da encenação e de acompanhamento do público, bem como da memória e do imaginário histórico presentes na composição da obra. Metodologicamente o texto emerge da articulação entre memórias do encenador, dados históricos e sociais que embasaram a criação, imagens de apresentação do espetáculo, trechos da dramaturgia da obra e conceitos teóricos como veio de análise. Resultou da pesquisa que a articulação entre ficção e realidade e a ocupação cênica de espaços de conflitos sociais favorecem a emergência, para além da fisicidade do lugar, de fluxos simbólicos e imaginários desde e sobre o lugar teatral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor Adjunto Doutor (Regime de dedicação exclusiva). Projeto Concluído. É Pós-Doutor em Educação (UNICAMP), Pós-Doutor, Doutor e Mestre em psicologia (USP) e Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP). Coordenador do Laboratório de Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento (CONAC), www.conac.net, e diretor do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica. Atua como diretor teatral e de espetáculos de dança no Tocantins e no interior de São Paulo.

Referências

ALMEIDA JUNIOR, José Simões. Considerações acerca do conceito de lugar teatral. Anais da IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, v.8 n.1, p. 1-4, 2007.

ANDRÉ, Carminda Mendes. O centro histórico de Palmas. In: FLORES, Kátia Maia; ANDRADE, Karyleila; ANDRÉ, Carminda Mendes (Orgas.). Educação, Interculturalidade e outros debates. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018, p. 73-94.

ANDRÉ, Carminda Mendes. Intervenção Urbana como Tática Pedagógica: encontro com foliões. Em: Anais do IX Congresso da ABRACE - Poéticas e Estéticas Descoloniais - Artes Cênicas em Campo Expandido, v.1, n. 1, p. 3284-3308, 2016.

BIDENT, Christophe. O teatro atravessado. Art Research Journal, v. 3, n. 1, p. 50-64, 2016.

BOESCH, Ernest. Symbolic Action Theory and Cultural Psychology. Berlim – Heidelberg Nova York: Springer,1991.

BRAGA JUNIOR, Jorge Roberto Ribeiro. O teatro atravessado pelo território no teatro do Grupo Código. Anais ABRACE, v.19, n.1, p. 1-21, 2018.

BRANTES, Eloisa; LINKE, Ines. Diálogos (Im)Possíveis: espaços e lugares da cena. ASACT, v.1, n. 1 p. 110-124, 2015.

BRUNO, Pauliane Targino da Silva. Do Mito à Tragédia: Agamêmnon entre a Grécia e Roma. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Letras. Universidade Federal do Ceará. 2013.

FICHER-LICHTE, Erika. Realidade e Ficção no teatro contemporâneo. Sala Preta, São Paulo, v.13, n.2 , p. 14-32, 2013.

HOMERO. Ilíada. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.

ICLE, Gilberto. Vontade de presença, vontade de corpo: para pensar o teatro brasileiro contemporâneo. Sala Preta, São Paulo, v.13, n.2 , p. 180-192, 2013.

LANZA, Diego. A dramatização do mito. Kriterion, Belo Horizonte, v. 44, n. 107, p. 86-99, 2003.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Espaço Teatral e Performatividade. Estratégias e táticas na cena moderna e contemporânea. Urdimento, n. 11, dezembro-2008.

LIMA, Marilucia Abreu. Movimentando Memórias: teatro documentário sobre o povoado Canela do Tocantins. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Teatro. Universidade Federal do Tocantins, 2016.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PÉREZ, Claudia Edith; MASSA, Clóvis Dias. A cidade como cenário corporizado. Anais ABRACE, v. 15, n. 1, p. 1-6, 2014.

RUFINO, Emmanoel de Almeida; RUFINO, Eduardo de Almeida. Mito e justiça na tragédia Agamêmnon de Ésquilo. Olho d´água, São José do Rio Preto, v. 5, n.2, p. 1-263, 2013.

TORRANO, Jaa. Mito e violência na tragédia em Agamêmnon de Ésquilo. Letras Clássicas, v. 1 n. 1, p 29-37, 1997.

SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo; GONÇALVES, Amanda Diniz. Experiência Corporal Estética. Revista Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPB, v. 8 n. 2, p.109-124, 2017.

Downloads

Publicado

2020-09-24

Como Citar

SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. Agamenon ou – Quanto vale a vida de um homem?. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–27, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18114. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Espaços: configurações na cena brasileira e latino-americana