A Pé, de Sławomir Mrożek, e A Armadilha, de Tadeusz Różewicz: Drama, Testemunho, Memória e Tradução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200211

Palavras-chave:

Testemunho e memória da Shoah, Teatro polonês do pós-guerra ao presente, Pieszo, Pułapka, Tradução de/para teatro

Resumo

Em um plano teórico mais amplo, a matéria sob escrutínio neste artigo é o teatro como um medium artístico sui generis de testemunho e memória da Shoah (conforme estudiosos como Robert Skloot e Grzegorz Niziołek, entre outros). Aborda-se a questão contra o pano de fundo das realizações de encenadores e dramaturgos poloneses desde o imediato pós-guerra até os dias de hoje – riquíssimo acervo criativo ainda vastamente desconhecido no Brasil. Para efeito de exemplificação e exame de aspectos específicos do problema, duas peças fundamentais, ainda sem tradução em português, são objeto de comentário e discussão um pouco mais detidos: Pieszo (A pé; 1980), de Sławomir Mrożek, e Pułapka (A armadilha; 1982), de Tadeusz Różewicz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Paiva de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Prof. Dr. Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas e da Pós-Graduação em Letras da (Universidade Federal do Paraná UFPR); tradutor.

Referências

BŁOŃSKI, Jan. Wszystkie sztuki Sławomira Mrożka. Kraków: Wydawnictwo Literackie, 1995.

DUNIEC, Krystyna; KRAKOWSKA, Joanna. Nie opłakali ich? In: KWAŚNIEWSKA, Monika; NIZIOŁEK, Grzegorz (red.). Zła pamięć: przeciw-historia w polskim teatrze i dramacie. Wrocław: Instytut Teatralny im. Jerzego Grotowskiego, 2012, p. 21-35.

FIK, Marta. Kultura polska po Jałcie: kronika lat 1944-1981 (t. 2). Warszawa: Niezależna Oficyna Wydawnicza, 1991.

FILIPOWICZ, Halina. A laboratory of impure forms: the plays of Tadeusz Rózewicz. New York: Greenwood Press, 1991.

GÖBLER, Frank (Hrsg.) Das Künstlerdrama als Spiegel ästhetischer und gesellschaftlicher Tendenzen. Tübingen, Francke, 2009.

KAFKA, Franz. Brief an den Vater. Faksimile; herausgegeben und mit einem Nachwort von Joachim Unseld. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch, 1994.

KELERA, Józef. Wrzesień w dramacie. Biuletyn Polonistyczny, Warszawa, 33/3-4 (118-119), 1990, p. 81-97.

MROŻEK, Sławomir. Tango z samym sobą; koncepcja, wybór i wstęp Tadeusz Nyczek. Warszawa: Noir sur blanc, 2009.

MROŻEK, Sławomir.On foot; translated by Jacek Laskowski. In: GEROULD, Daniel (ed.). The Mrożek reader. New York: Grove Press, 2004, p. 581-632.

NIEMCZYŃSKA, Małgorzata I. Mrożek: striptiz neurotyka. Warszawa: Agora, 2013.

NIZIOŁEK, Grzegorz. Ciało i słowo: szkice o teatrze Różewicza. Kraków: Wydawnictwo Literackie, 2004.

NIZIOŁEK, Grzegorz. Polski teatr Zagłady. Warszawa: Instytut Teatralny im. Zbigniewa Raszewskiego/Wydawnictwo Krytyki Politycznej, 2013.

OTWINOWSKI, Stefan. Wielkanoc: dramat w trzech aktach z prologiem. Kraków: Centralny Komitet Żydów Polskich, 1946.

PATRAKA, Vivian M. The spectacular suffering: theatre, fascism, and the Holocaust. Bloomington: Indiana University Press, 1999.

RÓŻEWICZ, Tadeusz. Dramat 3: utwory zebrane. Wrocław: Wydawnictwo Dolnośląskie, 2005.

RÓŻEWICZ, Tadeusz. The trap; authorized translation by Adam Czerniawski, with an introduction by Daniel Gerould. Amsterdam: Harwood Academic Publishers, 1997.

SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno: de Ibsen a Koltès; trad. Newton Cunha, Jacó Guinsburg e Sonia Azevedo. São Paulo: Perspectiva, 2007.

SCHUMACHER, Claude (ed.). Staging the Holocaust: the Shoah in drama and performance. Cambridge/New York: Cambridge University Press, 1998.

SIEWIERSKI, Henryk. História da literatura polonesa. Brasília: Editora UnB, 2000.

SKLOOT, Robert. The darkness we carry: the drama of the Holocaust. Madison: The University of Wisconsin Press, 1988.

SKLOOT, Robert (ed.). The theatre of the Holocaust: four plays; edited and with an Introduction by R. Skloot. Madison: The University of Wisconsin Press, 1982.

SKLOOT, Robert (ed.). The theatre of the Holocaust (vol. II): six plays; edited and with an Introduction by R. Skloot. Madison: The University of Wisconsin Press, 1999.

SOUZA, Marcelo Paiva de. Tadeusz Różewicz: fazer poesia depois de Oświęcim. Contexto, Vitória, nº 36, 2019/2, p. 239-268. Disponível em http://periodicos.ufes.br/contexto/issue/view/953/showToc. Acesso em: 6 jun. 2020.

SOUZA, Marcelo Paiva de. Literatura dramática em tradução no teatro brasileiro moderno. In: SOUSA, Germana Henriques Pereira de (org.). História da tradução: ensaios de teoria, crítica e tradução literária. Campinas: Pontes, 2015, p. 263-281.

STEPHAN, Halina. Transcending the absurd: drama and prose of Sławomir Mrożek. Amsterdam: Rodopi, 1997.

TOKARSKA-BAKIR, Joanna. Z Eryniami w zmowie: z Joanną Tokarską-Bakir rozmawia Weronika Szczawińska. In: KWAŚNIEWSKA, Monika; NIZIOŁEK, Grzegorz (red.). Zła pamięć: przeciw-historia w polskim teatrze i dramacie. Wrocław: Instytut Teatralny im. Jerzego Grotowskiego, 2012, p. 265-272.

WOLFF-POWĘSKA, Anna; FORECKI, Piotr (eds.). World War II and two occupations: dilemas of Polish memory; translated by Marta Skowrońska and Blanka Zahorjanova. Frankfurt am Main: Peter Lang Edition, 2016.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

PAIVA DE SOUZA, Marcelo. A Pé, de Sławomir Mrożek, e A Armadilha, de Tadeusz Różewicz: Drama, Testemunho, Memória e Tradução. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200211. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17952. Acesso em: 21 nov. 2024.