A Pé, de Sławomir Mrożek, e A Armadilha, de Tadeusz Różewicz: Drama, Testemunho, Memória e Tradução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200211

Palavras-chave:

Testemunho e memória da Shoah, Teatro polonês do pós-guerra ao presente, Pieszo, Pułapka, Tradução de/para teatro

Resumo

Em um plano teórico mais amplo, a matéria sob escrutínio neste artigo é o teatro como um medium artístico sui generis de testemunho e memória da Shoah (conforme estudiosos como Robert Skloot e Grzegorz Niziołek, entre outros). Aborda-se a questão contra o pano de fundo das realizações de encenadores e dramaturgos poloneses desde o imediato pós-guerra até os dias de hoje – riquíssimo acervo criativo ainda vastamente desconhecido no Brasil. Para efeito de exemplificação e exame de aspectos específicos do problema, duas peças fundamentais, ainda sem tradução em português, são objeto de comentário e discussão um pouco mais detidos: Pieszo (A pé; 1980), de Sławomir Mrożek, e Pułapka (A armadilha; 1982), de Tadeusz Różewicz.

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Biografia do Autor

Marcelo Paiva de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Prof. Dr. Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas e da Pós-Graduação em Letras da (Universidade Federal do Paraná UFPR); tradutor.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

PAIVA DE SOUZA, Marcelo. A Pé, de Sławomir Mrożek, e A Armadilha, de Tadeusz Różewicz: Drama, Testemunho, Memória e Tradução. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200211. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17952. Acesso em: 22 dez. 2024.