Para pensar a escola como espaço teatral: o teatro como ação tática no/do cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019235Palavras-chave:
Ação tática, Teatro na escola, Escola como espaço teatral, Teatro no/do cotidiano, MenoridadesResumo
Neste artigo propõe-se a discussão do teatro como ação tática no/do cotidiano da escola, a fim de contribuir para que ela seja um lugar praticado pelo fazer teatral. Para tanto, parte-se da compreensão de que a escola é um lugar que abriga práticas formalizadas e saberes-fazeres cotidianos. Diante disso, aponta-se que o teatro, se insere dentro das formalidades institucionais e dos fazeres ordinários, ponderando sua condição de prática formalizada, que se (re)inventa a partir das ações dos sujeitos no/do cotidiano escolar. Desta forma, ao discorrer sobre a docência como ação tática, compartilha-se a proposta de ações com o teatro na escola, que atuaram enquanto micropolítica cotidiana, provocando pequenas rupturas e movimentos de (re)existência, apropriando-se do território das formalidades da educação institucionalizada, a fim de legitimar o lugar da arte dentro da escola e criar espaços outros.
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