Tradução e comentário: Anne Carson e seus espelhamentos ensaísticos às traduções de tragédias gregas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102352019249Palavras-chave:
Anne Carson, Tradução, PerformatividadeResumo
Em 2015 escrevi o artigo Antigonick e o espaço textual da performance, no qual tomava como objeto de reflexão a tradução da poeta canadense Anne Carson para a peça Antígona, de Sófocles. Analisava aí a tradução de Carson, entendida por mim como um comentário à tragédia sofocliana. Retomo agora as reflexões então iniciadas para, desta vez abrangendo gama mais variada de objetos, analisar introduções e prefácios escritos pela poeta para traduções suas de outras tragédias gregas. Procuro observar, ainda, de que forma esses comentários, expostos nos textos introdutórios (alguns escritos em forma de poema, como é o caso de Bakkhai, ou de carta-poema, como é o caso do texto que introduz Antigonick), por vezes invadem, digamos assim, as próprias peças, eliminando, de certo modo, os limites que separariam os gêneros ensaio e dramaturgia, que separariam a tradução do comentário a seu respeito.
Downloads
Referências
AITKEN, Will. Antigone undone: Juliette Binoche, Anne Carson, Ivo van Hove, and the art of resistance. Saskatchewn: University of Regina Press, 2018.
CARDOSO MARTINS MOREIRA, Inês. Antigonick e o espaço textual da performance. In: RUIZ, Giselle (org.). Articulações. Ensaios sobre corpo e performance. Prefácio de Angela Leite Lopes. Rio de Janeiro: 7letras, 2015. p.117-132.
CARSON, Anne. Norma Jean Baker of Troy. A version of Euripides Helen. London: Oberon Books, 2019.
CARSON, Anne. Cassandra Float Can. In: CARSON, Anne. Float. New York: Alfred A. Knopf, Publisher, 2016a.
CARSON, Anne. Sophokles Antigone translated by Anne Carson. London: Oberon Books, 2016b.
CARSON, Anne. Bakkhai. London: Oberon Books, 2015a.
CARSON, Anne. Antigonick. New York: New Directions, 2015b.
CARSON, Anne. Antigonick. New York: New Directions, 2012.
CARSON, Anne. An Oresteia: Agamemnon by Aiskhylos; Elektra by Sophokles; Orestes by Euripides. New York: Faber and Faber, 2010a.
CARSON, Anne. Nox. New York: New Directions, 2010b.
CARSON, Anne. Grief Lessons. Four plays. Euripides. New York: New York Review of Books, 2006.
ÉSQUILO. Agamenon. Tradução, introdução e notas de Trajano Vieira. São Paulo: Perspectiva, 2007.
EURÍPIDES. Héracles. Tradução, posfácio e notas de Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2019.
GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. “a tarefa da tradutora de Antígone” In: MACIEL, Sergio.3 traduções para o “task of the translator” da Antigonick de Anne Carson. Disponível em: < https://escamandro.wordpress.com/2017/01/13/3-traducoes-para-o-task-of-the-translator-da-antigonick-de-anne-carson/>. Acesso em: 30 ago. 2019
MACIEL, Sergio. 3 traduções para o “task of the translator” da Antigonick de Anne Carson. Disponível em: < https://escamandro.wordpress.com/2017/01/13/3-traducoes-para-o-task-of-the-translator-da-antigonick-de-anne-carson/>. Acessado em 26 ago. 2019.
TIRELLI NETO, Ismair. “a tarefa de quem traduz antígona”. In: MACIEL, Sergio.
traduções para o “task of the translator” da Antigonick de Anne Carson. Disponível em: < https://escamandro.wordpress.com/2017/01/13/3-traducoes-para-o-task-of-the-translator-da-antigonick-de-anne-carson/>. Acesso em: 30 ago. 2019
VIEIRA, Trajano. “Argumento”. In: EURÍPIDES, Héracles. Tradução, posfácio e notas de Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)