Atuar "de verdade". a confissão como estratégia cênica

Autores

  • Óscar Cornago Bernal Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102132009099

Resumo

Este artigo aborda o fenômeno da confissão desde um ponto de vista cênico, destacando seus principais elementos: a comunicação em primeira pessoa, a proximidade espacial, a dimensão física do ato da enunciação e a referência a um passado que é recuperado na forma de experiência. O texto assinala a importância que tem tido os meios de comunicação, especialmentea televisão e o vídeo, na difusão cultural deste modelo de comunicação, e analisa sua utilização na obra de vários criadores de cinema, dança e teatro.

Downloads

Biografia do Autor

Óscar Cornago Bernal, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Pesquisador do Instituto de la Lengua Española do Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Madri (Espanha)

Downloads

Publicado

01-12-2018

Como Citar

BERNAL, Óscar Cornago. Atuar "de verdade". a confissão como estratégia cênica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 13, p. 099–111, 2018. DOI: 10.5965/1414573102132009099. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102132009099. Acesso em: 11 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Continuo