Caminhar, desacelerar – uma experiência com audiotour e fotoperformance na escola

Autores

  • Paulina Maria Caon Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG
  • Getúlio Góis de Araújo Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101342019224

Resumo

Este texto objetiva o compartilhamento reflexivo de experiências realizadas na disciplina “Estágio de Atuação/Interpretação em Espaços Escolares” e “Práticas Teatrais”, do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia em parceria com docente e estudantes da ESEBA, Escola de Educação Básica da UFU. O texto apresenta alguns procedimentos de trabalho propostos aos estudantes, em diálogo com práticas contemporâneas que utilizam o caminhar como ato estético, referenciando-se em criadores brasileiros e estrangeiros. Ao final, buscamos refletir sobre a relevância e o sentido de tais práticas contemporâneas no contexto da Educação Básica e da formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulina Maria Caon, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG

Professora do Curso de Teatro do Instituto de Artes da UFU. Integrante de grupos de pesquisa no campo do Teatro e da Dança. Doutora em Pedagogia do Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Colabora com o Coletivo Teatro Dodecafônico desde 2008.

Getúlio Góis de Araújo, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU)

Doutor em ARTES CÊNICAS UNIRIO/UFU 2017. Ator, pesquisador e Mestre em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (2012). Especialista em Literatura Brasileira pela PUC/MG (2001). Possui graduação em Educação Artística com Habilitação Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e graduação em LETRAS pela Fundação Educacional de Ituiutaba - UEMG (1998). Atualmente é professor de Teatro da Eseba - Escola de Educação Básica da UFU. 

Downloads

Publicado

2019-04-04

Como Citar

CAON, Paulina Maria; DE ARAÚJO, Getúlio Góis. Caminhar, desacelerar – uma experiência com audiotour e fotoperformance na escola. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 224–235, 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019224. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019224. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistência