Seção Temática: Culturas digitais e história no tempo presente

Submissões até 21 de junho de 2021

A partir da segunda metade do século XX, a cultura digital vem impactando de maneira vertiginosa o ofício de historiador. Para além de um conceito científico sistematizado no transcurso dos anos 1990, no contemporâneo, a noção de cultura digital corporifica novas formas de experimentar tempo e espaço em sociedades que já não estão apenas digitalmente conectadas, mas são digitalmente dependentes. As interações virtuais geram novos cenários e a experiência espacial se modificou substancialmente. A temporalidade histórica também se transformou: em um regime de historicidade presentista, a imersão no cibermundo impõem às pessoas lógicas e dinâmicas temporais que relativizam marcos espaço-temporais preexistentes. Como produtos de processos de globalização, a cultura digital também tem afetado os atores históricos em sua própria constituição: sua autopercepção, suas necessidades e capacidades históricas. Nesse âmbito, o historiador vem sendo obrigado a dialogar com formações digitais que, por um lado, tensionam elementos estruturantes de seu ofício (fontes, teorias e práticas de escrita) e, por outro, colocam sob suspeição o próprio historiador enquanto profissional da História habilitado ao ensino, a pesquisa, a análise e a interpretação de acontecimentos do presente e do passado. De fato, a cultura digital contemporânea incide não apenas sobre o historiador e sua operação historiográfica, mas também sobre o que diferentes grupos e sociedades compreendem como História (sua pertinência e função). Em outras palavras, as transformações da experiência de tempo presente impulsionadas pela imersão cotidiana na cultura digital, além de transformar o estudo histórico do passado, incide sobre o ensino da História, as formas como se divulga a cultura histórica e as modalidades em que se projeta o trabalho do historiador em diversos âmbitos institucionais (acadêmicos, sociais e políticos). Nesse sentido, este dossiê pretende reunir artigos que analisem, em perspectivas histórica e interdisciplinar, experiências da cultura digital contemporânea levando em conta os aportes teórico-metodológicos da História do Tempo Presente. O dossiê visa socializar textos resultantes de pesquisa científicas, bem como ensaios de caráter teórico-conceitual que contribuam para o aprofundamento das discussões em torno do tema desta edição da Tempo e Argumento.

 

Organizadores

Juan Andrés Bresciano (Universidad de la República de Uruguay)

Fernando Cesar Sossai (Universidade da Região de Joinville)