Arte pública e direito à cidade: o encontro da arte com as favelas no Rio de Janeiro contemporâneo

Autores/as

Palabras clave:

imagens urbanas, arte e escultura pública, cidade e comunidades urbanas

Resumen

O trabalho tem como objeto de estudo as imagens urbanas no campo da arte pública. O estudo caracteriza como a escultura cívica de lógica monumental perdeu relevância diante das transformações sociais do Brasil contemporâneo. De modo geral, é possível dizer que a luta pelo direito à cidade redefiniu o papel das imagens urbanas. Nos dias atuais, a arte pública na cidade participa da afirmação de identidades urbanas, de poderes locais e de forças comunitárias. Nesse contexto arte e ‘favela’ se encontraram na cidade do Rio de Janeiro.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Paulo Knauss Mendonça, Universidade Federal Fluminense

    Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (1998), tendo realizado pós-doutorado na Universidade de Estrasburgo, França (2006). É professor do departamento de História e do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense e exerce a função de Diretor Geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2009-06-18

Cómo citar

Arte pública e direito à cidade: o encontro da arte com as favelas no Rio de Janeiro contemporâneo. Revista Tempo e Argumento, v. 1, n. 1, p. 17–29, 18 jun.2009.