Feridas abertas e processos inconclusos: o fantasma da guerra civil e os eventos de janeiro de 2021 nos Estados Unidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180314362022e0107

Palavras-chave:

Estados Unidos - História - Guerra Civil 1861-1865, segregação, Estados Unidos - política e governo, democracia

Resumo

Este artigo discute o evento da invasão do Capitólio em 06 de janeiro de 2021 e o relaciona à permanência, no tempo presente, dos traumas coletivos da Guerra de Secessão e da posterior Reconstrução. A pesquisa analisa esses processos como inconclusos e, portanto, como “feridas abertas” na memória política e na organização social dos Estados Unidos que, tendo atravessado os tempos, acabaram por determinar o caráter excludente da democracia representativa e por perpetuar a violência física, psicológica e institucional contra as pessoas negras do país. A pesquisa teve como principais fontes primárias os discursos inaugurais dos presidentes do país, analisados em perspectiva de longa duração e relacionados a debates historiográficos sobre democracia, segregação racial e Guerra Civil. Os resultados apontam para o fato de que, tanto no desfecho da Guerra Civil quanto do processo de Reconstrução, os acordos entre as elites brancas dos estados prevaleceram em detrimento da ampliação da cidadania para a população negra, o que tem impactado diretamente na permanência de ideias supremacistas e antidemocráticas no seio da sociedade estadunidense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Daudt da Rocha, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Doutor em História Global pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Licenciado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Professor dos cursos de Pedagogia e Relações Internacionais da mesma universidade. Orienta pesquisas com temas que versam sobre Educação, Democracia e autoritarismos em contextos locais e globais, História das Relações Internacionais e História dos Estados Unidos. Pesquisador na área de Educação, democracia e autoritarismos em contextos locais e globais e História Global. 

Ricardo Duwe, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Ricardo Duwe é professor e pesquisador na área de História, sendo doutorando pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina, e bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Também é apresentador e roteirista no Estação Brasil, podcast voltado para a divulgação do conhecimento histórico na área de História do Brasil.

Referências

BATTLE of fort sumter. In: ENCYCLOPEDIA BRITANICA, 5 Apr. 2020. Disponível em: https://www.britannica.com/event/Battle-of-Fort-Sumter. Acesso em: 21 mar. 2021.

BEGINNINGS of black education. In: VIRGINIA MUSEUM OF HISTORY & CULTURE. Virginia history explorer. Virginia, [2021]. Disponível em: https://www.virginiahistory.org/collections-and-resources/virginia-history-explorer/civil-rights-movement-virginia/beginnings-black. Acesso em: 14 maio 2021.

BLAKEMORE, Erin. As leis Jim Crow criaram ‘escravatura com outro nome’. National Geographic, [s.l.], 5 nov. 2020. Disponível em: https://www.natgeo.pt/historia/2020/02/leis-jimcrow-criaram-escravatura-com-outro-nome. Acesso em: 14 maio 2021.

BRAUDEL, Fernand. História e ciências sociais. Lisboa: Editora Presença, 1990.

BROWN V. BOARD AT FIFTY: with an even hand. In: LIBRARY OF CONGRESS. Exhibitions. Washington, [2021]. Disponível em: https://www.loc.gov/exhibits/brown/brown-segregation.html . Acesso em: 14 maio 2021.

BUTCHART, Ronald E. Freedmen's education during reconstruction. In: NEW Georgia enciclopedia. Athens, 16 Set. 2020. Disponível em: https://www.georgiaencyclopedia.org/articles/history-archaeology/freedmens-education-during-reconstruction . Acesso em: 14 maio 2021.

CHADE, Jamil. Invasão do Capitólio nos EUA levou símbolos de ódio, racismo e negacionismo ao coração da democracia. Uol, [s.l.], 13 jan. 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/amp-stories/invasao-ao-capitolio-reuniu-simbolos-de-odio-racismo-e-negacionismo/. Acesso em: 18 fev. 2021.

CONFEDERATE States of America. Georgia Secession, 1861. In: THE AVALON Project, New Haven, 2008a. Disponível em: https://avalon.law.yale.edu/19th_century/csa_geosec.asp . Acesso em: 18 fev. 2021.

CONFEDERATE States of America. A declaration of the causes which impel the State of Texas to secede from the Federal Union. In: THE AVALON Project, New Haven, 2008b. Disponível em: https://avalon.law.yale.edu/19th_century/csa_texsec.asp . Acesso em: 18 fev. 2021.

COX, Karen L. Five myths about the lost cause. The Washington Post, Washington, 14 Jan. 2021. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/outlook/five-myths/five-myths-about-the-lost-cause/2021/01/14/78853464-55f9-11eb-a08b-f1381ef3d207_story.html . Acesso em: 18 fev. 2021.

DOWNS, Gregory P.; MASUR, Kate. Yes, wednesday’s attempted insurrection is who we are. The Washington Post, Washington, 8 Jan. 2021. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/outlook/2021/01/08/yes-wednesdays-attempted-insurrection-is-who-we-are/ . Acesso em: 18 fev. 2021.

DOWNS, Gregory P; MASUR, Kate. The world the civil war made. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2015.

ELLSWORTH, Scott. Death in pomised land: the Tulsa race riot of 921. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 1982.

KEYSSAR, Alexander. O direito de voto: a controversa história da democracia nos Estados Unidos. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

ROCHA, Luciano Daudt da. A voz da Casa Branca: a construção histórica da identidade dos Estados Unidos nos discursos do “dia da inauguração” (1789-2021). 2021. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

SCHOOLS and education during reconstruction. In: WGBH Educational Foundation, [s.l.], 2021. Disponível em: https://www.pbs.org/wgbh/americanexperience/features/reconstruction-schools-and-education-during-reconstruction/ . Acesso em: 14 maio 2021.

SCOTT, Rebecca. Degrees of freedom: Louisiana and Cuba after slavery. Cambridge: Harvard University Press, 2005.

SOARES, Jorge Miguel Acosta. A construção do pensamento político conservador católico no século XIX. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) − Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.

THE ATTACK on Greenwood. In: TULSA HISTORICAL SOCIETY AND MUSEUM 1921 Tulsa race massacre. Tulsa, 2021. Disponível em: https://www.tulsahistory.org/exhibit/1921-tulsa-race-massacre/ . Acesso em: 26 maio 2021.

UNITED STATES. President (2017- 2021: Trump). Videotaped Remarks During the Insurrection at the United States Capitol. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 06 Jan. 2021a. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/videotaped-remarks-during-the-insurrection-the-united-states-capitol . Acesso em: 18 fev. 2021.

UNITED STATES. President (2021: Biden). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 20 Jan. 2021b. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-53. Acesso em: 20 maio 2021.

UNITED STATES. President (1789-1797: Washington). Farewell address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 17 Sep. 1796. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/farewell-address. Acesso em: 18 fev. 2021.

UNITED STATES. President (1837-1841: Van Buren). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1837. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-28. Acesso em: 18 fev. 2021.

UNITED STATES. President (1841: Harrison). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1841. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-29. Acesso em: 18 fev. 2021.

UNITED STATES. President (1857-1861: Buchanan). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1857. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-33 . Acesso em: 18 fev. 2021.

UNITED STATES. President (1861-1865: Lincoln). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1861. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-34. Acesso em: 18 fev. 2021.

UNITED STATES. President (1861-1865: Lincoln). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1865a. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-35. Acesso em: 18 fev. 2021.

UNITED STATES. President (1865-1869: Johnson). Address upon assuming the office of president of the United States. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 17 Apr. 1865b. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/address-upon-assuming-the-office-president-the-united-states-0. Acesso em: 18 fev. 2021.

UNITED STATES. President (1869-1877: Grant). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1869. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-36. Acesso em: 18 fev. 2021.

UNITED STATES. President (1881: Garfield). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1881. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-39. Acesso em: 14 maio 2021.

UNITED STATES. President (1869-1877: Grant). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1873. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-37. Acesso em: 14 maio 2021.

UNITED STATES. President (1877-1881: Hayes). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 05 Mar. 1877. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-38 . Acesso em: 14 maio 2021.

UNITED STATES. President (1885-1889: Cleveland). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1885. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-40. Acesso em: 8 maio 2021.

UNITED STATES. President (1893-1897: Cleveland). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1893. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-42. Acesso em: 14 maio 2021.

UNITED STATES. President (1889-1893: Harrison). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1889. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-41 . Acesso em: 14 maio 2021.

UNITED STATES. President (1897-1901: McKinley). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1897. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-43 . Acesso em: 14 maio 2021.

UNITED STATES. President (1897-1901: McKinley). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1901. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-44 . Acesso em: 14 maio 2021.

UNITED STATES. President (1909-1913: Taft). Inaugural address. In: THE AMERICAN presidency project. Santa Barbara: UC Santa Barbara, 04 Mar. 1909. Disponível em: https://www.presidency.ucsb.edu/documents/inaugural-address-46. Acesso em: 14 maio 2021.

WOOD, Ellen M. Democracia contra o capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.

Downloads

Publicado

2022-09-16

Como Citar

ROCHA, Luciano Daudt da; DUWE, Ricardo. Feridas abertas e processos inconclusos: o fantasma da guerra civil e os eventos de janeiro de 2021 nos Estados Unidos. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 14, n. 36, p. e0107, 2022. DOI: 10.5965/2175180314362022e0107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180314362022e0107. Acesso em: 22 nov. 2024.