O que necessita saber um professor para ensinar história? Como os estudantes em formação inicial interpretam essa questão?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180317442025e0201

Palavras-chave:

história, saberes docentes, formação inicial

Resumo

Este artigo se debruça sobre a ampliação das reflexões acerca dos saberes docentes da formação inicial do professor de história. Para isso, analisa como um conjunto de 115 estudantes matriculados no curso de licenciatura da Universidade Federal do Pará (UFPA) interpretam a questão: o que é necessário para ensinar história? Como metodologia, foi aplicado um questionário adotando, na sequência, os procedimentos quantitativos e qualitativos pelos quais foram catalogados os dados, e produzidos tabelas e gráficos sobre gênero, idade, cor e período em que estavam matriculados os discentes participantes. Em seguida, foram analisados os registros das respostas produzidas, problematizando os saberes que os futuros professores compreendem como necessários à docência. Pelos dados produzidos, percebe-se uma grande diversidade de saberes perfilando as interpretações dos discentes que envolvem os conhecimentos da área de referência, das áreas vizinhas e da própria experiência.

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Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Pará

 

Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, Mestre e Doutor pela Linha de Pesquisa Cultura e Memória do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Doutoral (PDSE/Capes) pela Universidad General San Martin em Buenos Aires, Argentina. É autor de vários livros e artigos acadêmicos publicados em revista especializadas no Brasil e no exterior. Coordena o grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo/CNPq),  atua principalmente nos seguintes temas: Teoria; Ditadura Militar; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. É parecerista de revistas especializadas como a Revista História Hoje (ANPUH-Brasil), foi diretor da Regional Norte de História Oral (2018-2020), diretor de Pós-Graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa, 2018-2020). É professor da Faculdade de História da UFPA e do PPGHIST/Unifesspa.

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Publicado

13-06-2025

Como Citar

CAVALCANTI, Erinaldo Vicente. O que necessita saber um professor para ensinar história? Como os estudantes em formação inicial interpretam essa questão?. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 17, n. 44, p. e0201, 2025. DOI: 10.5965/2175180317442025e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180317442025e0201. Acesso em: 26 jun. 2025.