“Entre Oyó e Ilé-Ifè: o impacto da história iorubá nas reconfigurações do campo patrimonial no Atlântico Sul (Nigéria/Brasil)”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180316422024e0101

Palavras-chave:

candomblé, Patrimônio Religioso, Nigéria, diáspora, Brasil

Resumo

Este artigo visa a analisar a construção de patrimônios afro-diaspóricos entre a Nigéria e o Brasil, mostrando como a história iorubá se faz presente nas trocas culturais entre os dois lados do oceano Atlântico. Veremos que, hoje em dia, na Nigéria, a patrimonialização de monumentos, práticas culturais ou sítios naturais tem se tornado uma nova arma para reafirmar a supremacia das principais autoridades tradicionais iorubás. Nesses processos, a “religião” ocupa uma posição central na salvaguarda das tradições culturais iorubás. Mas, para que a religião iorubá se torne “patrimônio”, ela deve ser pensada, antes de tudo, como “cultura”. Os processos de seleção das representações do patrimônio cultural iorubá são assim acionados nas fronteiras movediças que separam religião e cultura. O papel da “diáspora” tornou-se crucial no reconhecimento do valor patrimonial de práticas e monumentos religiosos no território iorubá, construíndo um espaço afro-religioso transnacional.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

CAPONE, Stefania. “Entre Oyó e Ilé-Ifè: o impacto da história iorubá nas reconfigurações do campo patrimonial no Atlântico Sul (Nigéria/Brasil)”. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 16, n. 42, p. e0101, 2024. DOI: 10.5965/2175180316422024e0101. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180316422024e0101. Acesso em: 26 out. 2024.