A experiência dos séculos XX e XXI nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em história no Brasil (2003-2014)

Autores

  • Itamar Freitas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180309222017396

Resumo

Neste texto, tomamos, operatoriamente, a noção de presente como experiência circunscrita aos séculos XX e XXI e examinamos as prescrições disponíveis nos projetos pedagógicos dos cursos de formação inicial em história em 54 instituições brasileiras, distribuídas em todos os estados da federação. Com ele, descrevemos e comentamos o perfil idealizado das habilidades profissionais, a distribuição da carga horária entre os saberes a ensinar e os saberes teóricos e da prática educacional, o lugar e a natureza da experiência do presente nas ementas das disciplinas acadêmicas. A proximidade do lançamento da última versão da Base Nacional Curricular Comum e as reformas que esse documento e sua implicação nos cursos de licenciatura em história, ainda em 2017, são as principais motivações para a divulgação desta empreitada.

 

Palavras-chave: Estudo Ensino (Superior) – Brasil. Professores de História – Formação. Historiadores – Formação.

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Biografia do Autor

Itamar Freitas, Universidade de Brasília

Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

FREITAS, Itamar. A experiência dos séculos XX e XXI nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em história no Brasil (2003-2014). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 22, p. 396–428, 2017. DOI: 10.5965/2175180309222017396. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180309222017396. Acesso em: 10 dez. 2024.