Nas asas da Varig e da Panair: o Conjunto Farroupilha e o espalhamento da música popular brasileira e gaúcha nos anos 50 e 60 do século XX
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180309222017093Resumo
Este artigo traz dados do intenso processo de circulação do Conjunto Farroupilha (1948-1993), surgido a partir de uma ideia da soprano Inah Vital (Porto Alegre, RS, 1933-1990), solista da orquestra da Rádio Farroupilha, de Porto Alegre, que reuniu em torno de si, Tasso José Bangel (Taquara, RS, 1931-), Danilo Vidal de Castro (Porto Alegre, RS, 1927-), Estrela d’Alva Lopes de Castro (Livramento, RS, 1934-2015) e Alfeu de Azevedo – depois substituído por Sidney Morais (Sidney do Espírito Santo, Sorocaba, SP, 1925-) –, formando aquele que seria o primeiro conjunto vocal brasileiro a misturar vozes masculinas e femininas. Através de análise etnomusicológica, articulada com aspectos de historicidade e memória acessados a partir da etnografia desenvolvida junto ao Maestro Tasso Bangel, arranjador e líder do grupo, tratamos nessa escrita, especialmente, da primeira fase do Conjunto Farroupilha: de sua constituição, em 1948, em Porto Alegre, como cast da Rádio Farroupilha, até 1960, quando já viviam em São Paulo, tinham gravado seis LPs, conduziam um programa de TV e haviam percorrido o mundo nas asas da Varig e da Panair. Na reconstituição da memória de Tasso Bangel sobre a ampla circulação nacional e internacional do Conjunto Farroupilha, pela via da música, desvela-se a perspectiva de um grupo regional, “gaúcho”, sobre o período áureo do “nascimento” e da consolidação da Bossa Nova, quando a música brasileira atingiu um novo patamar de reconhecimento dentro e fora do país.
Palavras-chave: Conjunto Farroupilha. Bangel, Tasso. Música Popular – Rio Grande do Sul. Música Popular - Brasil. Bossa Nova.
Downloads
Referências
ÁVILA, Fernando Henrique Machado. Os Irmãos Bertussi e a música regional de baile no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: DEMUS/ UFRGS, 2015. Projeto de Graduação em Música Popular. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/131810. Acesso em 02/07/2017.
ALBERNAZ, Pablo de Castro. A música e o lembrar: memórias dos músicos da centenária Banda Rossini. IN: LUCAS, Maria Elizabeth (Org.). Mixagens em campo: etnomusicologia, performance e diversidade musical. Porto Alegre: MarcaVisual, 2013, p. 235-252.
AZEVEDO, Zeca. Precisamos resgatar a história e a discografia do Conjunto Farroupilha. Sul21, 01/04/2017.
Disponível em https://www.sul21.com.br/jornal/precisamos-resgatar-a-historia-e-a-discografia-do-conjunto-farroupilha/. Acesso em 20/08/2017.
BANGEL, Tasso. O estilo gaúcho na música brasileira. Porto Alegre: Editora Movimento, 1987.
BARBOSA, Valdinha; DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali, o eterno experimentador. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1985.
BASTOS, Rafael José de Menezes. Prefácio. In: COELHO, Luís Fernando Hering. Os músicos transeuntes: de palavras e coisas em torno de uns Batutas. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2013, p. 9-13.
CASTRO, Ruy. Carmen. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
COELHO, Luís Fernando Hering. Os músicos transeuntes: de palavras e coisas em torno de uns Batutas. Itajaí: Casa Aberta, 2013.
CÔRTES, João Carlos Paixão & LESSA, Luis Carlos. Manual de danças gaúchas. São Paulo: Irmãos Vittale, 1987.
FARIA, Arthur de. Um século de música no RS. Porto Alegre: CEEE, 2001.
FELD, Steven. The Practice of Everyday Life. Berkeley: University of Califórnia Press, 1984.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1991.
HERÊNCIO, Diego. Conjunto Farroupilha: análise histórica e investigação de suas influências para a música do Rio Grande do Sul. Revista da Fundarte, ano 17, n. 33, jan. a jul, 2017. p. 114-136. Disponível em
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/439/550. Acesso em 07 de agosto de 2017.
HOMEM, Wagner; OLIVEIRA, Roberto. Histórias de canções: Tom Jobim. São Paulo: Lya, 2012.
JOBIM, Helena. Antônio Carlos Jobim: um homem iluminado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
LUCAS, Maria Elizabeth. Brasilhana: the making of a transcultural musical sign. España: Trans - Revista Transcultural de Música, núm. 8, 2004.
MACEDO, Ricardo. Gaúchos na cidade: Conjunto Farroupilha. Contracapa do LP. Rio de Janeiro: Copacabana, 1959.
MUSTAFÁ, Izani. O uso político do rádio pelos ditadores Getúlio Vargas (Brasil) e António de Oliveira Salazar (Portugal) no período de 1930 – 1945. Porto Alegre: PPGCOM/PUCRS, 2014. Tese de Doutorado.
NAVES, Santuza Cambraia. Da Bossa Nova à Tropicália. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
SCARABELOT, André. Música brasileira e jazz - o outro lado da história: Entrevistas com músicos jazzistas. Revista Digital Art&. Ano II, n. 2, p. 1-6, out 2004. Disponível em http://www.revista.art.br/site-numero-03/trabalhos/07.htm. Acesso em 04/07/2017.
SCHMITT, Marta. Clube do Guri: a história de um dos maiores sucessos do rádio gaúcho das décadas de 50 e 60. Porto Alegre: [s. ed.], 2008.
SOUZA, Marcio de. Espia só... A trajetória musical de Octávio Dutra. Porto Alegre, Laser Press, 2016.
TITON, Jeff Todd. Knowing Fieldwork. In: Barz, Gregory F. & Cooley, Timothy J. (ed.). Shadows in the Field: New Perspectives for Fieldwork in Ethnomusicology. New York: Oxford University Press, 1997.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
VILHENA, Luís Rodolfo. Projeto e Missão: o movimento folclórico brasileiro 1947-1964. Rio de Janeiro: Funarte: Fundação Getúlio Vargas, 1997.
WERNER, Kenia. Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984). Belo Horizonte: PPGMUS/UFMG, 2012. Dissertação de Mestrado.