Vetores para uma escolha: História do Tempo Presente e as pesquisas discentes no PPGH/UDESC

Autores

  • Luciana Rossato Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Maria Teresa Santos Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180309202017162

Resumo

Este artigo integra a edição comemorativa dos dez anos da criação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH/UDESC), ocorrido em 2007, e que se fez acompanhar, desde 2009, da Revista Tempo & Argumento. Tem como objetivo: apresentar as escolhas teóricas que balizaram a proposição do programa, com enfoque em História do Tempo Presente; identificar os recortes temporais e geográficos selecionados; as opções metodológicas e os enfoques teóricos privilegiados das dissertações de mestrado defendidas no decorrer deste período. Busca analisar as produções acadêmicas discentes como veículos de disseminação de estudos e debates sob a perspectiva da História do Tempo Presente, um campo em construção na área da História e que tem, na UDESC, o primeiro programa de pós-graduação específico com esta proposição temática.

 

Palavras-chave: História do Tempo Presente. Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em História. Estudantes de Pós-graduação.

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Biografia do Autor

Luciana Rossato, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Departamento de História, do Programa de Pós-graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de História, memórias e cultura. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, História do Tempo Presente e Juventudes.

Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina,Mestra em História do Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Educação/História e Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professora Associada VII , do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC e docente dos PPG/Educação e PPG/ História da UDESC. Bolsista Produtividade em Pesquisa/CNPq/ Nível 2 .Associada da ANPEd (1989), ANPUH (1980), SBHE (2000), ALB (!999), ASPHE/RS (2004), Associação Brasileira de (Auto)Biografia/Biograph (2009). Sócia emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHG/SC) e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação. Membro do corpo editorial das seguintes publicações: Cadernos de História da Educação (UFU/MG) Rev. Estudos Feministas/REF (UFSC), Esboços (UFSC) , Montagem (Centro Universitário Moura Lacerda/Rib.Preto/SP), História da Educação (UFPel/ASPHE/RS) , Revista Àgora/ UFSC, Revista Conjectura/ UCS/RS, Revista Educação e Contemporaneidade (UNEB/BA) e Patrimônio e Memória (UNESP/Assis/SP). Consultora ad hoc da FAPESC/SC. FAPERJ/UERJ-RJ, FAPERGS/RS, CAPES, CNPq. FAPESPA/PA, Fundação ARAUCÁRIA/PR. Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros.Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural e História do Tempo Presente, atuando nas seguintes áreas: História Cultural, História da Leitura e da Cultura Escrita, História da Educação, Memória, Acervos Pessoais, Patrimônio Cultural.Foi Coordenadora Nacional do GT História da Educação/ANPEd/ Out. 2009 - 2011. Integrante Titular do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração (CIPE) da Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura./2011 a 2013 e Membro do Comitê Científico Geral da ANPED (2013-2015).

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

ROSSATO, Luciana; CUNHA, Maria Teresa Santos. Vetores para uma escolha: História do Tempo Presente e as pesquisas discentes no PPGH/UDESC. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 20, p. 162–185, 2017. DOI: 10.5965/2175180309202017162. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180309202017162. Acesso em: 28 mar. 2024.