O lugar do tempo presente na aula de história: limites e possibilidades

Autores

  • Daniel Pinha Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180309202017099

Resumo

Reconhecendo a importância do tempo presente na conformação da história ensinada e da concepção moderna de história como um todo, o texto delineia a história desta centralidade, associada à tensão entre aproximação inevitável e necessidade de afastamento do enunciado historiográfico em relação à experiência política presente na qual está inserido. Em um segundo movimento, é feita uma análise das perspectivas contemporâneas sobre a questão, levando em conta 1. a ampliação do repertório de sujeitos, objetos e métodos da história, desde a segunda metade do século XX, questionando o paradigma eurocêntrico e a ideia de Civilização que lhe é intrínseca; 2. a ênfase no conceito de cidadania como mola mestra da historiografia escolar, cuja elasticidade é tributária deste novo arsenal de experiências e narrativas históricas; e 3. a cultura histórica da atualidade e sua ênfase presentista, desconfiada da possibilidade de projeção de futuros estáveis, mas com apreço pela memória e pelo passado em circulação social. Em suma, em face deste contexto de elaboração, difusão e usos de narrativas históricas, o artigo problematiza o lugar ocupado pelo tempo presente em aulas de história na escola, em seus limites e potencialidades. Por um lado, o tempo presente é tido como fundamental para conferir condições de inteligibilidade e produção de sentido histórico, adequado aos objetivos pedagógicos da história e seu propósito formador; por outro, apontam-se os limites de uma ênfase exclusivamente centrada no presente, incapaz de permitir a experiência do descentramento no tempo e a compreensão das permanências, da dimensão cumulativa e da longa duração histórica.

 

Palavras-chave: História – Estudo e Ensino. Historiografia. Tempo presente.

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Biografia do Autor

Daniel Pinha Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em História Social da Cultura pela PUC-RIO. Professor da área de História do Brasil do Departamento de História da UERJ e do PROF HISTORIA Mestrado Profissional em Ensino de História. Pesquisador do NUHBES/ UERJ e do COMUM.TH/UERJ.

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

SILVA, Daniel Pinha. O lugar do tempo presente na aula de história: limites e possibilidades. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 20, p. 99–129, 2017. DOI: 10.5965/2175180309202017099. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180309202017099. Acesso em: 22 dez. 2024.