Fotografias da Ditadura Civil-Militar brasileira em livros didáticos de história

Autores

  • Carolina Martins Etcheverry Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180308172016292

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as fotografias da Ditadura presentes nos livros didáticos em circulação no Brasil no período de 1990 a 2015, a partir do ponto de vista da cultura visual. Levando-se em consideração que o livro didático de história é um produto cultural dotado de complexidade, procura-se entender o seu papel como engendrador de processos cognitivos e memoriais. Para tanto, foram pesquisados dez livros didáticos editados no período (e alguns reeditados), dos quais três são utilizados nesse artigo. Algumas mudanças na utilização e na escolha das imagens foram observadas, a exemplo da presença de retratos dos presidentes militares, muito presentes nos livros dos anos 1990, e de movimentos contrários ao regime, que passam a aparecer nas páginas dos livros dos anos 2000. O levantamento e catalogação dessas imagens poderão gerar, além de categorias de análise, novos entendimentos sobre a alteração do modo como passamos a compreender a Ditadura Militar, desde seu surgimento até o presente momento.

 

Palavras-chave: Ensino de história; Manuais didáticos; Cultura Visual; Fotografia.

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Biografia do Autor

Carolina Martins Etcheverry, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em História pelo PPGH-PUCRS

Bolsista PNPD-CAPES junto ao PPGH-PUCRS

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Publicado

2016-04-30

Como Citar

ETCHEVERRY, Carolina Martins. Fotografias da Ditadura Civil-Militar brasileira em livros didáticos de história. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 292–310, 2016. DOI: 10.5965/2175180308172016292. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180308172016292. Acesso em: 9 dez. 2024.