Por uma história fotográfica dos acontecimentos contemporâneos, Rio de Janeiro, 30 de junho de 1987
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180308172016090Resumo
Este artigo analisa o acontecimento histórico – “quebra-quebra” no Centro do Rio, em junho de 1987 – por meio das fotografias veiculadas em 5 jornais do Rio de Janeiro e 1 de Niterói, no dia seguinte ao acontecimento, 1o de julho de 1987. Observa-se, preliminarmente, a origem da preocupação historiográfica, em que os acontecimentos foram reabilitados para a análise histórica, sobretudo pela forma como a fotografia foi convocada para seu estudo. A reconstrução da história fotográfica do evento de 1987 apoia-se nas noções de fotografia pública e espaço público visual, para analisar os sentidos do acontecimento produzidos pelos jornais da cidade do Rio de Janeiro e avaliar o papel desempenhado pelo fotojornalismo na produção do fato histórico.
Palavras-chave: Fotografia na Historiografia; Rio de Janeiro (RJ) - História – 1987; Espaços Públicos - Rio de Janeiro.
Downloads
Referências
Estado de S.Paulo, São Paulo, 1o de julho de 1987
Folha de S.Paulo, São Paulo, 1o de julho de 1987
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1o de julho de 1987
O Dia, Rio de Janeiro, 1o de julho de 1987
O Fluminense, Rio de Janeiro, 1o de julho de 1987
O Globo, Rio de Janeiro, 1o de julho de 1987
Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 1o de julho de 1987
Última Hora, Rio de Janeiro, 1o de julho de 1987
ASSIS, Charleston José de Sousa. Grande imprensa e lutas sociais: os jornais e os populares na revolta popular carioca de 1987. In: ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH-RIO – MEMÓRIA E PATRIMÔNIO, XIV, Rio de Janeiro, 19 a 23 de julho, 2010. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPUH-RIO , 2010. Disponível em: . Acesso em: 22/01/2016 -
AZOULAY, Ariella. The civil contract of photography. Cambridge: MIT Press, 2008.
AZOULAY, Ariella. Civil imagination. London: Verso, 2012.
BELTING, Hans. Antropología de la imágen, Buenos Aires: Katz Editores, 2012.
BENJAMIN, Walter. Pequena História da Fotografia (1931) e teses sobre a história (1940). In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, Walter. Sobre la fotografia, edição e tradução de José Muñoz Millanes, Valência: Ed. Pre-Textos, 2008.
BOSI, Alfredo. O tempo e os tempos. In: Tempo e História. SP: Cia das Letras, 1992.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
HARIMAN, Robert; LUCAITES, John Louis. No caption needed. Chicago: University of Chicago Press, 2007
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97-115, jan.-jun. 2006.
KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168, dez. 2008
KRACAUER, S. Ornamento da massa: ensaios, São Paulo: Cosac Naify, 2009
KRACAUER, S. Photography, IN: TRACHETENBERG, Alan (Ed.). Classic essays on photography, New Haven: Leete’s Island Books, 1980, p. 245-268
LISSOVSKY, Mauricio. 10 proposições acerca do future da fotografia e dos fotógrafos do future. Revista FACOM, n. 23, 10 semestre, p. 4-15, 2011.
LISSOVSKY, Mauricio. Pausas do destino: teoria, arte e história da fotografia. Rio de Janeiro: MauadX, 2014.
LUGON, Olivier. L’anonymat d’auter. In: Le statut de l’auteur dans l’image documentaire: signature du neuter. Paris: Jeau de Paume, 2006. Document 3, p.4-13.
MAUAD, Ana M. Como nascem as imagens? um estudo de história visual. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 61, jul./dez., 2014a, p. 105-135
MAUAD, Ana M. Committed eye: photographs oral sources and historical Narrative. In: Oral history and photography.1 ed.Nova York : Palgrave Macmillan, 2011, v.1, p. 223-239.
MAUAD, Ana M.; LOUZADA, Silvana; SOUZA Junior, Luciano Gomes. Anos 1980, afirmação de uma fotografia brasileira. IN: QUADRAT, Samantha (Org.) Não foi tempo perdido, os anos 80 em debate. Rio de Janeiro: 7Letras: FAPERJ, 2014b, p. 186-209.
MAUAD, Ana M. Foto-ícones, a história por detrás das imagens? considerações sobre a narratividade das imagens técnicas. In: Imagens da história. 1. ed. São Paulo : Hucitec, 2008a, v.1, p. 33-66.
MAUAD, Ana M. Uma disputa, uma perda e uma vitória: fotografia e a produção do acontecimento histórico na imprensa ilustrada dos anos 1950. In: Comunicação e história: interfaces e novas abordagens. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2008b.
MAUAD, Ana M. Sobre as imagens na história, um balanço de conceitos e perspectivas. Revista Maracanan, n.14, Janeiro 2016, no prelo.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, p.00-00, julho de 2003.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Rumo a uma história visual. In: MARTINS, José de Souza, ECKERT, Cornélia; NOVAES, Sylvia Caiuby (Org.), O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2005
NORA, Pierre. O retorno do Fato. In: LE GOFF, J.; ORA, P. (Org.). História: novos problemas. Rio de Janeiro: Liv. Francisco Alves, 2ª ed., 1979, p. 179-193
PÔRTO Jr., Gilson (Org.). História do tempo presente, Bauru, SP: EDUSC, 2007
QUADRAT, Samantha (Org.) Não foi tempo perdido: os anos 80 em debate, Rio de Janeiro: 7Letras: FAPERJ, 2014
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Grifos, Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000.
STIMSON, Blake. The pivot of the world: photography and its nation. Massachusetts: MIT Press, 2007.
VARELLA, F. et. al (Orgs.). Tempo presente e usos do passado. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2012.