Os primeiros Congressos Americanos da Criança e a pan-americanização dos debates sobre a infância (1916 a 1922)

Autores

  • Gizele de Souza UFPR
  • Andréa Cordeiro UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180307142015005

Resumo

Nas primeiras décadas do século XX passam a se reunir periodicamente, em diferentes países da América Latina, autoridades políticas, especialistas e filantropos interessados em debater as questões da infância americana. O papel simbólico da infância na modernização da América, a educação da criança como motor do desenvolvimento das nações e do continente, em debate nos primeiros Congressos Americanos da Criança (1916-1922), são o cerne deste artigo.

 

Palavras-chave: Infância - História; Educação - America Latina - História; Criança - Congressos.

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Biografia do Autor

Gizele de Souza, UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado pela Università degli Studi di Firenze/Itália. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil.

Andréa Cordeiro, UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil

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Publicado

2015-06-12

Como Citar

SOUZA, Gizele de; CORDEIRO, Andréa. Os primeiros Congressos Americanos da Criança e a pan-americanização dos debates sobre a infância (1916 a 1922). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 05–28, 2015. DOI: 10.5965/2175180307142015005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180307142015005. Acesso em: 22 dez. 2024.