Livros didáticos de história: entrecruzando leituras de imagens e orientações editoriais nas décadas de 1970 e 1980
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180304022012024Palavras-chave:
livro didático, ensino de história, imagens visuais, fontes documentaisResumo
Neste artigo estudamos as mudanças e permanências nas formas de editoração de textos escritos e imagens visuais impressas nos livros didáticos de História. Analisamos obras produzidas por diferentes autores nas décadas de 1970 e 1980: Sérgio Buarque de Holanda, Antonio José Borges Hermida, Gilberto Cotrim e Álvaro Duarte Alencar. Reconhecemos que a partir da década de 1970 foram estabelecidos novos padrões editoriais para os livros didáticos de História, os quais alteraram as formas de apresentação dos textos escritos na relação com as imagens visuais. Os diferentes procedimentos de leituras das imagens visuais estabelecidos desde então, constituíram saberes editoriais e escolares que serviram de base teórica e procedimental para desenvolvimento de propostas que emergiram nas obras didáticas produzidas nas décadas posteriores. Esperamos com este estudo contribuir para a construção de práticas de leitura de imagens visuais que possibilitem a fruição, o entendimento e a contextualização das informações que se relacionam ao uso de documentos visuais no ensino de História. Buscamos a valorização de procedimentos didáticos de leitura que permitam a construção, pelos professores e alunos, de interpretações pluridimensionais sobre as imagens visuais como documentos históricos.
Downloads
Referências
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: EDUSP; Pioneira, 1989.
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 2001.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BITTENCOURT, Circe. M. F. Livros didáticos entre textos e imagens. In: __________ (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.
BUENO, João B. G. Imagens visuais nos livros didáticos: permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil décadas de 1970 a 2000). 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2011.
BUENO, Maria de Fátima G. O corpo e as sensibilidades modernas: Bragança (1900-1920). 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2007.
CHARTIER, Roger.A aventura do livro: do leitor ao navegador. Conversação com Jean Lebrun. São Paulo: Fundação da Editora da UNESP, 1998.
COTRIM, Gilberto; ALENCAR, Alencar D. História geral para uma geração consciente: moderna e contemporânea (Livro do professor). São Paulo: Saraiva, 1984.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
FERREIRA, O. M. C.; SILVA JR., P. D. Recursos audiovisuais para o ensino. São Paulo: EPU, 1975.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as imagens. Ditos e escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
GATTI JUNIOR, Décio. Livro didático e ensino de história: dos anos sessenta aos nossos dias. 1998. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
HERMIDA, A. J. B. História moderna e contemporânea – 8ª série. São Paulo: Companhia Ed. Nacional, 1983.
HOLANDA, Sergio B. et al. História do Brasil: da independência aos nossos dias. Curso moderno. São Paulo: Companhia Ed. Nacional, 1972a.
__________. História da civilização. Curso moderno. São Paulo: Companhia Ed. Nacional, 1972b.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.
MASCULO, José C.A Coleção Sergio Buarque de Holanda: livros didáticos e ensino de História. 2008. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
MENESES, Ulpiano T. B. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-36, 2003.
MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
OLIVEIRA, João B. A. Os livros descartáveis: exigência pedagógica ou apenas um bom negócio? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 44, p. 90-94, fev. 1983.
PINTO JR., Arnaldo. Professor Joaquim Silva, um autor da história ensinada do Brasil:livros didáticos e educação moderna dos sentidos (1940-1951). 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Tempo e Argumento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.