O PASSADO ENCRAVADO NO PRESENTE: turismo histórico e passado-espetáculo nas Missões Jesuíticas do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180301012009155Resumo
O artigo aborda o turismo histórico e os usos do passado na região das missões do Rio Grande do Sul como forças propulsoras para o desenvolvimento regional. O passado missioneiro e as ruínas das reduções são utilizados pelos agentes do turismo para atrair visitantes do Brasil e do exterior. Diversos sites e folhetos turísticos divulgam a região e prometem aos turistas a oportunidade de um deslocamento no tempo e de um contato com a história, que se encontra preservada nos monumentos e nos costumes dos habitantes. Explorando as diferentes modalidades de turismo - ecoturismo, turismo rural e turismo religioso - os agentes e instituições envolvidas com a promoção da região reinventam o passado de acordo com demandas do presente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.

A Tempo e Argumento está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.