Políticas e poéticas de memória: olhares e travessias
DOI:
https://doi.org/10.5965/21751803ne2021e0104Resumo
Com base em reflexões de autores como Andreas Huyssen, Maria Angélica Melendi, Paola Helena Acosta Sierra e Diana Taylor, são discutidas algumas formas de intervenção no espaço público que, contemporaneamente, operam com a memória (muito especialmente, a memória traumática) e lançam mão de formas expressivas ou atos performativos que, por sua vez, articulam poéticas e políticas. Examina-se, mais detidamente, o projeto “Re(vi)vendo Êxodos”, experiência brasileira na área de educação que, inspirada em uma exposição fotográfica de Sebastião Salgado, tem proposto há 2 décadas percursos de formação criativos e renovadores, baseados em trabalhos de campo e, muito especialmente, em 2 atos performativos: fotografar e caminhar. Uma experiência que articula o performar e o formar, assim como a produção intensa de vetores de memória (como os registros documentais fotográficos) em associação com dimensões incorporadas (coletivas e individuais) da memória.
Palavras-chave: memória; fotografia; caminhada; Sebastião Salgado; educação.
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